O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, terá palestra, exames, música e orientação nutricional na Famema nesta quinta-feira.
Criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia busca conscientizar pessoas em todo o mundo sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca) e AVC (derrame).
Também divulga as complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
Segundo dados divulgados pela Famema, uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida.
Pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais dos que as outras. Além disso, doença renal é dez vezes mais comum em pessoas com diabetes.
Entre as atividades de prevenção, a Famema destaca exame anual de sensibilidade nos pés para prevenir úlceras e amputações, atividade física e adesão ao tratamento com parceria entre o paciente e seu médico.
Confira abaixo a programação do dia na Famema
9h – Abertura
9h – Diálogos sobre a Diabetes com Dr. José Augusto Sgarbi – Médico Endocrinologista
9h40 – Apresentação do CoralMed
10h – Café com interação
Intervalo para almoço
13hh – Teste Glicêmico e Aferição de Pressão Arterial com a Liga de Endocrinologia e Metabologia; Orientação nutricional e encaminhamentos com a nutricionista Mônica Bosio – SASC Serviço de Atenção à Saúde do Colaborador
14h30 h Enceramento