Falar em público é um grande desafio para a maioria das pessoas. Aqueles que dominam a oratória se destacam e obtêm sucesso seja na área acadêmica, no mercado de trabalho e na vida social. Sendo assim, trabalhar a habilidade de expressão oral é muito importante, especialmente durante o processo formativo, e essa relevância é contemplada pelos currículos escolares de países desenvolvidos.
Por cursarem o currículo norte-americano, os alunos do High School Cristo Rei têm aulas de Speech (Oratória). Desde o primeiro ano do Programa aprendem a construir discursos, desenvolvem a capacidade argumentativa, trabalham a postura e a pronúncia na Língua Inglesa.
Para concluírem as atividades semestrais da disciplina, na noite de terça-feira no auditório do Colégio, os estudantes do 2º ano do High School Cristo Rei ministraram palestras feitas 100% na Língua Inglesa.
Os Tiger Talks foram oportunidades para os adolescentes demonstrarem a desenvoltura no idioma e suas habilidades em oratória, conquistadas nas aulas de Speech.
Mesmo no palco, com microfone e plateia, os alunos não se intimidaram e expressaram ideias com clareza e domínio, tratando de assuntos como Social Media, Anorexia, Universe, Beauty, entre outros temas.
Ana Laura Muza Tsuda, aluna do 2º ano do High School, disse que a experiência do Tiger Talk foi enriquecedora. “Tive facilidade em elaborar o conteúdo e a apresentação visual, pois a professora Amanda e os materiais do High School nos deram suporte. O mais desafiador foi falar em público. Encarar isso foi muito importante para mim. Além disso, com o Tiger Talk tive a oportunidade de aprender coisas novas.”
As apresentações dos alunos foram gravadas em vídeo e encaminhadas para a University of Missouri como ferramenta de avaliação. Além disso, os Tiger Talks foram uma grande preparação para o que os alunos encontrarão no futuro acadêmico e profissional.
Para o canadense Andrew Carkner, professor do High School Cristo Rei, os alunos se saíram muito bem no Tiger Talk. “Tanto em relação a fluência da língua, quanto na clareza da apresentação, os alunos superaram as expectativas. Embora estivessem tensos, conseguiram controlar o tremor na voz e se portaram muito bem diante da plateia. Tudo isso é fruto de muita preparação.”