Sustentável

Unimar cria bosque com 70 árvores após encontro de pesquisa em Marília

Unimar cria bosque com 70 árvores após encontro de pesquisa em Marília

Os colaboradores da Universidade de Marília (Unimar) plantaram mais de 70 mudas de árvores nativas, criando mais um mini-bosque dentro do campus da Instituição. A ação foi realizada no encerramento do XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) da Unimar, Walkíria Ferrer, o plantio foi uma novidade do Simpósio e realizado com muito sucesso. “Este ano o tema foi sustentabilidade, por isso resolvemos encerrar o evento deste ano com o plantio de árvores, contribuindo com o planeta. Convidamos os colaboradores da Unimar e foi um momento muito especial”, conta.

Os colaboradores plantaram mudas de angicos, cedidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O responsável pela pasta, o egresso do curso de Medicina Veterinária, Ricardo Cavichioli Scaglion contou que foi um privilégio participar da ação. “É uma iniciativa fundamental e muito valorosa da Unimar. Eu atuo na área há 25 anos e sei da importância da pesquisa e a ação em prol ao meio ambiente. Acredito que o plantio fechou com chave de ouro todo este trabalho desenvolvido Simpósio”, ressalta.

As mudas foram plantadas com o auxílio dos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, os quais também ficarão responsáveis pelos cuidados e manutenção do mini-bosque. Para o coordenador do curso, o docente Ronan Gualberto, foi fantástico criar o espaço junto aos colegas de trabalho. “Nós sempre envolvemos os alunos nestes projetos, mas hoje estar com os nossos amigos na criação do bosque foi sensacional, dava pra ver a alegria de cada um em plantar uma muda”, conta.

Ainda segundo Ronan, o plantio deu início a mais um mini-bosque na Universidade. “Estas mudas de angicos vão criar um mini-bosque em uma das áreas de refúgio, já temos a de pau-brasil e jacarandá. Nós iremos cuidar com carinho e na prática vivenciar sustentabilidade”, complementa.

O Pró-reitor de Graduação, José Roberto Marques, participou do plantio. Para ele foi um momento muito alegre. “Realmente estou me sentindo muito feliz neste momento  porque depois do sucesso que foi o Simpósio,  com excelentes trabalhos de altíssima qualidade, que versou sobre a sustentabilidade, nós encerramos com o plantio de árvores, contribuindo com a sustentabilidade em um momento crítico do nosso planeta. Além disso, estamos dando o exemplo aos mais jovens”,  enfatiza.

O XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação foi realizado durante três dias e reuniu mais de 800 pessoas entre acadêmicos da Unimar, de outras instituições de ensino superior e alunos do ensino médio, os quais apresentaram mais de 530 trabalhos. No último dia, além do plantio, houve a premiação dos trabalhos em que foram premiados trabalhos, na categoria oral e painel, de todos os cursos de graduação e pós-graduação.