A Unimar (Universidade de Marília) apresentou na manhã desta quinta-feira o ANE (Ambulatório de Nutrição esportiva) que a partir de 2020 vai oferecer um serviço inédito para apoio e orientação de esportistas e atletas em geral na cidade e região.
O ambulatório, que deve iniciar atendimentos em fevereiro, nasce com convênios para suporte a atletas dos programas municipais de esporte e do Yara Clube, mas está abertos a mais candidatos.
Os atendimentos serão semanais, com orientação sobre alimentação de acordo com as especificações individuais e objetivos de cada atleta em cada modalidade.
Podem procurar o serviço pessoas que praticam esportes de forma regular, com pelo menos quatro atividades semanais, e que buscam orientação para adequar a alimentação ao ritmo de treinos e atividades físicas.
O ambulatório oferece avaliação pessoal de cada atleta, identificação de deficiências e eventuais sinais clínicos que permitem ao atleta conseguir melhores resultados nos treinos e competições.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destacou que o serviço amplia o leque de atendimentos à população, integração com serviços públicos e cobre uma deficiência em atendimento a esportistas na cidade e região.
“É mais uma inovação da Unimar no sentido de ouvir a comunidade que precisava de um espaço de atendimento integral. É um momento histórico para o curso de Nutrição, que já tinha a especialidade na matriz curricular. O ambulatório traz a prática para o dia-a-dia dos alunos”, explicou.
Fernanda ressaltou que o ambulatório une a graduação e a pós-graduação, com profissionais que buscam especialização, e lembrou que a falta de orientação provoca muitos problemas aos atletas.
“A gente encerra 2019 com este presente para a comunidade. O Hospital Universitário é um parceiro do projeto e vai estar com o ambulatório nos exames adicionais”, destacou.
A coordenadora do curso de Nutrição, Mara Silvia Foratto Marconato, disse que a ideia é progredir para atendimento multidisciplionar, que integre outros cursos e atendimento cada vez mais completo aos atletas.
“Para o curso oferece formação, especialização em uma área que vem se destacando na área. Nutricionista é fundamental neste papel de mudança de hábitos e esportes. Para a comunidade tem cunho social para esportistas que precisam de orientação. É um serviço inovador.”
A nutricionista Camila Gonçalves Pilan, 25, que cursa pós-graduação na área, diz que a experiência é muito boa para acompanhar atendimento em evolução.
“Vai atender esportistas, praticantes de academias, atletas em nível profissional e de alta performance. A nutrição na área clínica é uma paixão, com a área esportiva aumentou mais ainda.”
O atleta Eduardo Arenas, bicampeão mundial de halterofilismo para atletas com deficiências, duas vezes campeão no Arnold Classic, elogiou a iniciativa e o protagonismo da Unimar.
“A Unimar é a segunda casa para mim, tenho muito suporte e esse ambulatório oferece um atendimento importantíssimo. É uma frase comum nos esportes dizer que o atleta precisa de alimentação, descanso e treino”, explicou
O ambulatório fará consultas às quintas e o agendamento de serviços pode ser feito pelo telefone 2105-4134. COnfira na galeria mais imagens da apresentação.