Esportes

Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita 'atleta da galera' no Comitê Paralímpico

Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita 'atleta da galera' no Comitê Paralímpico

A judoca Alana Maldonado, da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), ganhou a votação pela internet e foi eleita a “Atleta da Galera 2019” em votação promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A atleta revelada em Marília recebeu 36% dos votos. Estava na disputa com mais quatro atletas: José Chagas (bocha), Maria Carolina Santiago (natação), Petrúcio Ferreira (atletismo) e Verônia Hipólito (atletismo).

Alana começou a praticar judô com quatro anos e aos 14 descobriu a doença de Stargardt, uma condição progressiva que atinge crianças e adolescentes com perda progressiva da visão. Apenas em 2014, quando entrou para a faculdade, começou no judô paralímpico.

A premiação acompanha um ano de muitas conquistas. Em 2019 foi ouro no German Open de Judô; prata no Grand Prix de Judô IBSA – Baku 2019; ouro no Grand Prix de Judô IBSA – Tashkent 2019; prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e ouro no Grand Prix de Judô Paralímpico.

Atualmente, é a atual líder do ranking mundial e compete na categoria de deficiente visual até 70kg.

Esta foi a 9ª edição do Prêmio Paralímpicos, realizada em São Paulo. A primeira fase de definição dos atletas ocorreu em novembro com duas exigências: atletas ativos no ano e com participação em competição internacional sob convocação do CPB.

Cinco grupos indicaram o atleta que gostariam que concorresse, foram eles: O Conselho de Atletas do CPB, os jornalistas que cobriram os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, o corpo de colaboradores do CPB, as Loterias Caixa (patrocinadora de 11 modalidades) e a Braskem (patrocinadora do paratletismo).