Uma estátua do piloto Ayrton Senna com quatro metros de altura criou uma nova atração no Parque Ecológico do Tietê, na zona norte de São Paulo, e provocou lentidão no trânsito nesta quinta-feira: muitos motoristas desaceleram para ver a homenagem.
Os motoristas na estrada terão uma visibilidade do monumento a partir de 250 metros de distância. E a atenção já mostrou efeitos na inauguração: em trecho com velocidade permitida de até 100km/h veículos passaram a 15km/h, com formação de uma longa fila de carros.
A obra é uma homenagem produzida pela Associação Eu Amo o Brasil e foi instalada junto à rodovia que já leva nome do piloto e faz ligação da capital Paulista a cidades do litoral e Vale do Paraíba.
Com aproximadamente 350kg, a obra “Ayrton Senna do Brasil” foi concebida pelo artista plástico Humberto de Oliveira, responsável por uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato – com uma estátua que fica no acesso principal de Taubaté (SP), cidade natal do escritor.
A EAB será responsável direta pela instalação e manutenção do espaço. É feita em estrutura metálica coberta com resina industrial, com as pernas finalizadas em gesso e estopa.
Tricampeão mundial, Ayrton Senna faleceu em 1994 durante uma prova em ìmola, na Itália. Tornou-se uma das maiores referências esportivas no país e segue alvo de homenagens em todo o país e no exterior.