Marília

Maracá e Montana ganham USF Modelo em parceria com a Unimar

Maracá e Montana ganham USF Modelo em parceria com a Unimar

A USF (Unidade Saúde da Família) “Vida Nova Maracá Dr. Donaldo Cerci da Cunha”, uma parceria inédita da prefeitura com a Unimar (Universidade de Marília), será inaugurada neste sábado com estrutura para atendimento a até 4.000 pessoas. Solenidade está marcada para as 9h30.

Localizado à rua Everton Ricardo da Silva, 535, no Maracá III, o prédio conta com consultórios médico, de enfermagem e odontológico; têm banheiros com acessibilidade, salas de vacina, de acolhimento e de inalação.

O prefeito Daniel Alonso, em recente visita ao local, destacou a importância do investimento. “Foram construídas 9 mil casas no Maracá e imediações, ou seja, uma ampliação de moradias muito grande em curto intervalo de tempo. Assumimos o compromisso de trazer serviços públicos e estamos vencendo esse desafio”, disse Daniel.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, explica que a parceria com a Unimar permitirá ainda mais serviços à população. “Todos sabemos da importância de uma universidade como parceira. Há um grande potencial de ofertar atendimento, através da residência médica e multiprofissional”, disse Mustafá.

A enfermeira Mirian Lara Veronez Bassini, responsável pela nova unidade, diz que a previsão é ter especialidades, como pediatra e ginecologista, com apoio da Residência Médica do Hospital Universitária.

A unidade deve atender moradores das quase 4.000 casas dos bairros Maracá II e III e Montana II. Os demais moradores serão referenciados para a USF Maracá – “Dr. Roberto Ryuity Mizobuchi”, que já teve obra finalizada e será instalada no cruzamento das ruas Josefa Pereira Alves e Honório Queiroz Coutinho, Maracá I.

A unidade faz homenagem ao o médico Donaldo Cerci da Cunha, formado pela Universidade Federal do Paraná, mas que desenvolveu em Marília grande parte de sua carreira.

Dr. Donaldo atuou na Associação Feminina de Marília – Maternidade Gota de Leite, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Hospital das Clínicas, Hospital Materno-Infantil, e dezenas de outras entidades, onde sempre teve papel de destaque.

Faleceu em Marília, em janeiro do ano passado, deixando a esposa Cleide Quiles Cunha e duas filhas: Mariana e Carolina.