Marília recebeu pouco mais da metade da vacina pentavalente necessária para cobertura adequada, aponta um comunicado distribuído nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade terá 3.550 doses – precisaria de quase 7.000 – e a distribuição para vacinação deve ser concluída na sexta-feira.
O comunicado destaca que as vacinas não são compradas e a distribuição é feita a partir da entrega pelo SUS a partir do MInistério da Saúde para o governo do estado. Veja abaixo a íntegra da nota oficial sobre o caso.
“A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que o município recebeu um total de 3.550 doses da vacina Pentavalente para distribuição às unidades de saúde da rede básica.
Até esta sexta-feira, dia 17, o processo de registro e entrega, que envolve a Sala Central de Vacina e quase 50 locais de vacinação, estará concluído. Com a conclusão da distribuição da Pentavalente, as unidades estarão abastecidas com todos os imunobiológicos do calendário vacinal.
A Secretaria Municipal da Saúde esclarece ainda que, diante da demanda atual, bem como os quantitativos insuficientes da Pentavalente verificados em 2019, seria necessário (para fins de cobertura vacinal) o fornecimento de pelo menos mais três mil doses mensais, de forma regular nos próximos meses, garantindo assim a vacina a todas as crianças com indicação no município.
A Prefeitura de Marília esclarece que a responsabilidade pelo fornecimento de vacinas aos municípios paulistas é do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que por sua vez recebe os imunobiológicos da Cenadi (Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos), um órgão do Ministério da Saúde.“