Saúde

Laboratórios fazem recall de ranitidina por suspeita de susbstância cancerígena

Laboratórios fazem recall de ranitidina por suspeita de susbstância cancerígena

Dezenas de lotes do medicamento Ranitidina produzidos pelos laboratórios Medley e Aché serão retirados do mercado por risco de contaminação pela substância nitrosamina, potencialmente cancerígena. O medicamento é muito usado para tratamento de úlcera no estômago e duodeno.

O recall foi anunciado pelos próprios laboratórios e acompanhado por uma recomendação da Anvisa para que as empresas farmacêuticas reavaliem os métodos de processamento para evitar a contaminação.

Serão 50 lotes das dosagens de 150 mg e 300 mg produzidos pela Medley. A lista completa está disponível aqui. Os pacientes devem entrar em contato com o médico que indicou o tratamento para buscar alternativas.

O Procon recomenda que os usuários mantenham as embalagens originais e não usem o produto. As empresas devem proceder o recolhimento e substituir os lotes ou ressarcir os compradores.

A Medley disponibiliza o telefone 0800 729 8000 para esclarecimento de dúvidas.

A Aché informou que serão recolhidos lotes do Label comprimidos, Label xarope e os genéricos de cloridrato de ranitidina. Pacientes com estes medicamentos devem entrar em contato com a central de atendimento no telefone 0800-701-6900 ou pelo e-mail [email protected].

As nitrosaminas são encontradas em alguns alimentos e suprimentos de água potável, mas as que são formadas em processos de síntese de ingredientes ativos usados na fabricação de fármacos são consideradas como impurezas. Por isso, sua presença em medicamentos é considerada inaceitável.