Arte & Lazer

África com crianças: como planejar um safári em família?

África com crianças: como planejar um safári em família?


source

O contato com a natureza tem incentivado muitos turistas a saírem de sua zona de conforto e buscar destinos diferentes, entre eles o safári. A África é um dos países símbolo para quem quer se aproximar da vida selvagem nesse tipo de percurso.

Leia também: Cenários de “Rei Leão” – 6 lugares na África para turismo de vida selvagem

girafa arrow-options
Arquivo pessoal
Nathália Gomes, do kids2gether, viajou com a família para o Quênia para fazer safári

Os safáris são locais de observação de animais geralmente de grande porte, na selva ou na savana africana. É um passeio que faz muito sucesso por conta do chamado ‘Big Five’, um grupo de cinco mamíferos de grande porte que encantam os turistas: leão, elefante africano, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte.

Mas será que é possível/ acessível levar crianças para fazer safári na África? A psicóloga e empreendedora Nathália Gomes, do site kids2gether , fez essa viagem com seus três filhos: os gêmeos Matheus e Gabriel, de 10 anos, e João Miguel, 3 anos, e conta ao iG Turismo sua experiência.

“A ideia de buscar lugares inusitados foi o que nos fez escolher a África . Queríamos algo que fosse diferente e que pudesse mostrar a parte social para as crianças, de como as pessoas vivem, a cultura e etc.”, diz Nathália.

A África do Sul é um dos destinos mais procurados quando a assunto é safári, porém não é o único país do continente a oferecer o passeio. A família de Nathália escolheu o Quênia para a sua viagem. “Queríamos um safári incomum, o da África do Sul ficou turístico demais. Sempre buscamos inovação e novidade, fazendo programas turísticos diferentes e inovadores”, explica.

Para organizar um safári com crianças pequenas é importante muita pesquisa. A família Gomes teve ajuda de agência de viagem para fechar todos os passeios. “Eu leio muito sobre as viagens que faço. Foram meses de pesquisa e procurei uma agência para saber qual a melhor conexão, como fazer e tudo mais”, comenta.

Leia também: Como planejar uma viagem com crianças gastando pouco?

O diretor da agência Labadee Tour, João Guilherme Rebellato, conversou com o iG Turismo sobre os documentos necessários para uma viagem até a África. Confira abaixo:

  • Certidão de nascimento da criança;
  • Passaporte;
  • Autorização de viagem (se um dos pais estiver viajando sozinho com a criança);
  • Certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

É claro que entrar no território de grandes animais selvagens exige alguns cuidados. “Ao visitar os parques nacionais da África , entramos em contato com a vida selvagem – algo bem diferente de ir ao zoológico. Ainda que as chances de ver os cinco animais mais perigosos da savana sejam enormes, lidar com a natureza é jogar com a sorte. E você precisa se adaptar ao ritmo da natureza, pois o contrário não vai acontecer”, conta João Guilherme.

“Tenha em conta que a rotina em um lodge de safári começa antes do amanhecer e envolve muitas horas de passeio, o que pode ser cansativo para certas pessoas”, explica o executivo. Na visão de Nathália, quando o assunto é crianças o recomendado é levar os pequenos acima de 7 anos para uma viagem desse modelo.

4 roteiros pela África para quem quer conhecer um safári

safári arrow-options
Divulgação
Um safári na África pode ser pesado para crianças muito jovens ou pessoas com difícil locomoção

A pedido do iG Turismo , a agência Labadee Tour montou 4 roteiros diferenciados para quem pensa em fazer um safári com a família no continente africano. Países como África do Sul, Quênia e Tanzânia entram na lista.

Leia também: Inspire-se na viagem de Glória Maria para a África do Sul

Johannesburg, Kapama e Cape Town

1º Dia – Johannesburg
Chegada a Johannesburg. Recepção com um representante falando espanhol. Shuttle de cortesía para o hotel. Check-in no hotel apenas a partir das 14hs.

2º Dia – Johannesburg – Kapama
Café da manhã. Encontro no hotel para traslado ao aeroporto para embarque com destino a Hoedspruit (passagem aérea não incluída). Chegada e traslado ao lodge. Almoço no lodge e saída para safari no fim da tarde em veículo 4 x 4, na reserva de Kapama em busca dos “Big 5”. Hospedagem com pensão completa.

3º Dia – Kapama
Safari de manhã em veículo 4 x 4 na reserva de Kapama.  Volta ao lodge para café da manhã e almoço. Safari ao final da tarde em veículo 4 x 4.  Volta ao lodge onde será servido um requintado jantar.

4º Dia – Kapama – Cape Town
Safari de manhã em veículo 4 x 4 na reserva de Kapama.  Volta ao lodge para café da manhã.
Encontro no hotel,  traslado até o aeroporto para embarque com destino a Cape Town (passagem aérea não incluída). Chegada e traslado ao hotel.

5º Dia – Cape Town
Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional por Cape Town e pelas Vinícolas (apenas às sextas-feiras). 

6º Dia – Cape Town
Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional a  Península do Cabo (apenas aos sábados).

7º Dia – Cape Town
Café da manhã e check-out do hotel até às 11hs. Encontro no hotel para traslado ao aeroporto (passagem aérea não incluída).

Johannesburg, Kruger Park e Cape Town

1º Dia – Johannesburg
Café da manhã. Chegada a Johannesburg. Recepção com representante falando espanhol. Shuttle de cortesia ao hotel. Check-in no hotel apenas a partir das 14h. Hospedagem.

2º Dia – Johannesburg – Kruger National Park
Café da manhã. Encontro no hotel para traslado ao aeroporto para embarque com destino a Kruger Mpumalanga International Airport (passagem aérea não incluída). Chegada e traslado (2 horas e 30 min aprox). Check-in no lodge e almoço. Seguidamente, safari ao final da tarde em veículo 4 x 4, na reserva de Shishangeni em busca do “Big 5”. Hospedagem com pensão completa.

3º Dia – Kruger National Park
Safári pela manhã em veículo 4 x 4. Volta ao lodge para café da manhã e almoço. Safári ao final da tarde em veículo 4 x 4 . Volta ao lodge onde será servido um requintado jantar. Hospedagem.

4º Dia – Kruger National Park – Cape Town 
Safári pela manhã em veículo 4 x 4 na reserva de Shishangeni. Volta ao lodge para café da manhã. Encontro no hotel, traslado até o Kruger Mpumalanga International Airport para embarque para Cape Town (passagem aérea não incluída).  Chegada na Cidade do Cabo, traslado até o hotel. Check-in no hotel. Hospedagem.

5º Dia – Cape Town 
Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional por Cape Town e pelas Vinícolas (apenas às sextas-feiras). 

6º Dia – Cape Town
Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional a Península do Cabo (apenas aos sábados).

7º Dia – Cape Town
Café da manhã. Check out até as 11h. Encontro no hotel para traslado até o aeroporto (passagem aérea não incluída). 

Johannesburg, Sabi Sands e Cape Town

1º Dia – Johannesburg
Chegada a Johannesburg. Recepção com um representante falando espanhol. Shuttle de cortesía para o hotel. Check-in no hotel apenas a partir das 14hs.

2º Dia – Johannesburg – Sabi Sands
Café da manhã. Encontro no hotel para traslado ao aeroporto para embarque com destino a Mpumalanga (passagem aérea não incluída). Chegada e traslado ao lodge. Almoço no lodge e saída para safari no fim da tarde em veículo 4 x 4, na reserva de Sabi Sabi em busca dos “Big 5”. Hospedagem com pensão completa.

3º Dia – Sabi Sands
Safari de manhã em veículo 4 x 4 na reserva de Sabi Sands.  Volta ao lodge para café da manhã e almoço. Safari ao final da tarde em veículo 4 x 4.  Volta ao lodge onde será servido um requintado jantar.

4º Dia – Sabi Sands – Cape Town
Safari de manhã em veículo 4 x 4 na reserva de Sabi Sabi.  Volta ao lodge para café da manhã.
Encontro no hotel,  traslado até o aeroporto para embarque com destino a Cape Town (passagem aérea não incluída). Chegada e traslado ao hotel.

5º Dia – Cape Town
Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional por Cape Town e pelas Vinícolas (apenas as sextas-feiras). 

6º Dia – Cape Town
Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional a  Península do Cabo (apenas aos sábados).

7º Dia – Cape Town
Café da manhã e check-out do hotel até às 11hs. Encontro no hotel para traslado ao aeroporto (assagem aérea não incluída).

Quênia e Tanzânia

1º Dia – Nairobi
Chegada ao aeroporto internacional e traslado ao hotel.
A entrada no apartamento não está garantida antes do meio dia. Restante do dia livre. Saída as 19h para jantar no restaurante Carnivore. Hospedagem.

2º Dia – Nairobi – Samburu/Shaba
Café da manhã e saída par a Reserva Nacional de Samburu/Shaba via Karatina e cruzando o equador em Nanyuki. Almoço no lodge. A tarde saída para safári pelo parque. Jantar e hospedagem.

3º Dia – Samburu/Shaba – Montes Aberdare
Safári ao amanhecer. Café da manhã e saída para os Montes Aberdare. Almoço no hotel Outspan. A tarde saída para o Parque Nacional de Aberdare Al Treetops. Jantar e hospedagem.

4º Dia – Montes Aberdare – Lago Nakuru/Lago Naivasha
Traslado ao hotel Oustpan para o café da manhã.
Saída para o Parque Nacional do Lago Nakuru para almoço no Lodge. Safári a tarde. Jantar e hospedagem.

5º Dia – Lago Nakuru/Lago Naivasha – Maasai Mara
Café da manhã. Saída para a Reserva Nacional de Maasai Mara, via Narok, para almoço. Safári a tarde. Jantar e hospedagem.

6º Dia – Maasai Mara
Um safári pela manhã e outro safári a tarde. Hospedagem com café da manhã, almoço e jantar.

7º Dia – Maasai Mara – Nairobi
Após o café da manhã saída para Nairobi. Chegada por volta de meio dia. Restante do dia livre para atividades opcionais. Almoço e jantar não inclusos.

8º Dia – Nairobi – Amboseli
Café da manhã no hotel e saída pela manhã para o Parque Nacional de Amboseli via Namanga/Emali. Almoço no lodge. Safári a tarde. Jantar e hospedagem.

9º Dia – Amboseli
Saída para safári pela manhã e safári a tarde. Café da manhã, almoço e jantar no Lodge.

10º Dia – Amboseli – Namanga – Arusha – Cratera de Ngorongoro
Café da manhã e saída até Namanga, localizada na fronteira Quênia/Tanzânia. Trâmites de fronteira, troca de veículos e continuação até Arusha. Almoço em restaurante em Arusha. As 14h00 saída até a região de Conservação de Ngorongoro, via Lago Manyara e Karatu. Jantar e hospedagem.

11º Dia – Cratera de Ngorongoro
Café da manhã e saída para visita de meio dia a Cratera. Restante do dia livre para atividades opcionais na região. Almoço, jantar e hospedagem.

12º Dia – Cratera de Ngorongoro – Lago Manyara
Após o café da manhã, saída até o Lago Manyara.
A tarde saída para safári no Parque Nacional do Lago Manyara. Almoço, jantar e hospedagem.

13º Dia – Lago Manyara – Arusha – Brasil
Após o café da manhã, retorno a Arusha.
Almoço em restaurante em Arusha. Em horário combinado, traslado ao aeroporto para embarque com destino ao Brasil.

Fonte: IG Turismo