Pedestres ficaram revoltados diante de uma ação violenta de guardas municipais a um vendedor ambulante no Méier, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (6). A cena foi filmada e vem repercutindo nas redes sociais, gerando indignação também entre internautas.
Por meio de publicações no Twitter, a Guarda Municipal informou que está apurando o caso e que abrirá sindicância para averiguar a conduta dos agentes enquanto realizavam trabalho de “ordenamento urbano” na Rua Dias da Cruz.
Leia também: Moto furtada é ‘esmagada’ por carro após cortar preferencial em Chapecó; assista
“A instituição não tolera excessos nas abordagens e ressalta que orienta seus agentes, inclusive através de cursos de capacitação e de atualização, a sempre agir dentro da legalidade e em respeito a todos os cidadãos, mesmo nas ações de coerção de irregularidades”, acrescentou.
Leia também: Em abordagem, policial espanca jovem rendido e xinga cabelo dele
Ainda nos posts, a Guarda Municipal disse que os os agentes prenderam o homem que não tinha autorização para comercializar produtos no local. Ele teria resistido à “determinação de liberar o espaço público, chutar um dos guardas e xingar a equipe”.
O ambulante foi imobilizado e encaminhado para a 26ª DP (Engenho Novo), onde foi registrado o desacato. No vídeo, é possível ouvir a manifestação de pedestres contra a forma como o homem foi detido, com gritos de “covarde” e “ele só estava trabalhando”.
Veja vídeo da ação:
Uma ação violenta de guardas municipais a um vendedor ambulante no Méier, nesta quarta-feira, vem gerando indignação entre internautas. A @GMRio informou que está apurando o caso e que abrirá sindicância para averiguar a conduta dos agentes. Leia mais: https://t.co/4HOIINbmtN pic.twitter.com/MLBmnfoS5H
— Casos de Polícia (@CasodePolicia) February 6, 2020