Pouco mais de 15 horas depois de a enxurrada invadir casas, derrubar muros e piso e provocar queda de árvore com rompimento da rede da obra do esgoto, foram finalmente feitas nesta terça as obras de desobstrução dos bueiros e escoamento de chuva junto a uma ocupação no bairro Parque das Vivendas.
Moradores do espaço, que reúne 16 famílias, incluindo crianças e adolescentes, dizem que as máquinas chegaram pela manhã, limparam o escoamento da chuva – fechado por entulho, mato e terra – e iniciaram a recuperação da rede de esgoto.
A árvore provocou queda de uma estrutura de aço e rompimento de base de concreto da rede, que integra sistema da estação de tratamento do Pomto. (veja mais aqui)
O trabalho de limpeza abriu a caixa do bueiro na rua ao lado da ocupação, que fica em nível acima das casas. Uma das casas mais atingidas fica ao lado da caixa de escoamento. Com o bueiro entupido e força da enxurrada arrastou uma parede e pedaço do piso.
Segundo Milton Marcelino, morador da casa e um dos representantes dos moradores, hoje alguns deles devem procurar a Assistência Social para discutir a situação.
Uma equipe do Fundo Social, conversou com moradores e orientou moradores a procurarem o órgão em caso de necessidades urgentes. Não há informações sobre medidas de proteção às casas ou remoção das famílias.
Uma ação judicial da CDHU, dona da área, pede a desocupação do espaço e está suspensa em negociação da solução do caso.
Outro processo, aberto a partir da Defensoria Pública em Marília, pede que a prefeitura faça inicialmente cadastro das famílias e ao final providencie remoção adequada.
Veja imagens dos danos no temporal e das condições da ocupação