Entre as poucas novidades mostradas no Salão Duas Rodas, no fim do ano passado, estavam as duas representantes da família Honda CB 500 , a F e a X. E só agora as motocicletas estão disponíveis ao público. A família já foi maior, quando ainda havia a versão esportiva e carenada, a CBR 500R, descontinuada para concentrar a “esportividade” da marca na família CB 650, que também traz novidades a serem verificadas no próximo mês.
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As modificações em relação à versão anterior da CB 500, que foi apresentada no final de 2017, não são muitas, tanto na naked CB 500F quanto na crossover CB 500X. A mais importante delas foi a substituição da roda dianteira de 17 polegadas por uma maior, de 19 polegadas, aumentando a disposição aventureira do modelo.
A Honda CB 500F continua com o visual agressivo das naked, com sutil alteração nas linhas dos componentes estéticos, como é o caso dos espelhos retrovisores. O guidão também é novo, chamado de cônico por ter a parte central, que vai fixada na mesa superior, de maior diâmetro que as extremidades.
O painel de instrumentos é novo, agora chamado de blackout, por ter o fundo preto. Foram introduzidos no novo painel eletrônico o indicador de marchas e o shift-light ajustável, luz branca que indica o momento mais adequado para a troca de marchas.
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O motor continua o bicilíndrico de 471 cm3, com potência de 50,4 cv e torque de 4,55 kgf, mesmo passando por uma leve modificação nos comandos de válvulas e na caixa do filtro de ar. A embreagem agora é deslizante, o tanque de combustível foi aumentado para 17,1 litros e a luz de freio passa a ter sinal de emergência, que acende os piscas em frenagens muito fortes.
Mais alterações recebeu a Honda CB 500X. Além das mesmas novidades da naked, como painel blackout, novos espelhos e guidão, luz de freio com sinal de emergência e embreagem deslizante, a crossover ganhou um para-brisa 11 cm mais alto e importantes melhorias na ciclística, visando maior interação do modelo com o fora de estrada.
A roda dianteira de 19 polegadas de diâmetro agora salta aos olhos e, aliada ao maior curso das suspensões – 150 mm na dianteira, antes 140 mm, e 135 mm na traseira, antes 118 mm -, deixou a X mais adequada a uma eventual incursão no fora de estrada.
Essa alteração certamente modificou a percepção na tocada de asfalto, já que a roda maior exige maior empenho do piloto em curvas fechadas e mais rápidas, porém facilitou bastante a superação de obstáculos em pisos irregulares.
Durante dois dias, pude conferir o desempenho das novas CB 500 pelas recortadas estradas da região montanhosa de Campos do Jordão. E o veredicto foi o esperado, a CB 500F continua exemplar em termos de estabilidade e maneabilidade em curvas e a CB 500X ficou um pouco mais pesada em curvas de alta, porém nada preocupante.
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Ambas fornecem boas respostas a quem se dispuser a abrir o gás com mais vontade, já que a potência vem melhor lá em cima, mas em baixos regimes, no “passeio”, também é possível curtir a suavidade desse conjunto mecânico. Logicamente a CB 500X oferece uma posição de pilotagem mais confortável e relaxada que a CB 500F, mas aí está justamente a graça de escolher uma versão mais compatível com seu gosto e suas necessidades.
A Honda CB 500X custa R$ 28.900 e a Honda CB 500F custa R$ 26.900.