O médico Alfredo Rafael Dell’Aringa e a fonoaudióloga Ana Helena Dell’Aringa, da Famema, participaram entre os dias 10 e 12 e fevereiro de um Congresso Internacional de Surdez, Equilíbrio, Implante Coclear, Próteses Auditivas e Implantáveis.
Os dois atuam no Serviço de Implante Coclear e Próteses Auditivas Ancoradas no Osso mantido pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília). O congresso é o mais importante evento na área da surdez e equilíbrio da América Latina. O grande diferencial deste evento foram as diversas sessões de discussão de casos, de atualização de diagnóstico e tratamento e principalmente as oficinas práticas nas quais os participantes tiveram a oportunidade de assistir cirurgias ao vivo e interagir com o professor, além das exposições teóricas.
O congresso, com perfil multidisciplinar, promove interação entre as áreas envolvidas no tratamento global da surdez e da vertigem: fonoaudiologia, medicina, psicologia, enfermagem e assistência social. A programação abordou de forma prática e teórica temas atuais da otologia mundial com a participação de renomados especialistas brasileiros e internacionais.
No evento, foi elaborado com profissionais de todos os outros centros de implantes do Brasil um documento enviado ao Ministério da Saúde para definir novos critérios de indicação, contra-indicação e manutenção das próteses.
Contribuindo para o sucesso do evento, houve a participação de deficientes auditivos, usuários de próteses auditivas e de implantes em painéis especiais juntamente com autoridades públicas envolvidas no assunto.