Durante o Carnaval deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro está com uma campanha de distribuição de 100 mil camisinhas, 200 mil doses de protetor solar e 150 mil doses de álcool em gel. O objetivo é garantir ao folião uma festa sem sustos nem arrependimentos.
Leia também: Cerveja vendida nos bloquinhos de SP é até 48% mais cara do que em supermercados
Na Marquês de Sapucaí , por exemplo, nos dias de desfile, o governo distribui 90 mil preservativos, o restante, em blocos de rua. Totens com protetor solar também estão espalhados pela orla de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, em blocos e locais de grande circulação, como a Rodoviária do Rio.
Ao todo, são 28 pontos fixos e cinco itinerantes. Promotores da SES estarão nos blocos da Anitta , Fervo da Lud, Carrossel de Emoções, Cordão do Boitatá, Carioca da Gema, Sargento Pimenta e Orquestra Voadora, onde serão oferecidos preservativos e protetor solar. Já os 24 totens de álcool em gel estão posicionados nas rodoviárias do Rio e Cabo Frio, além de um na Sapucaí.
Leia também: Bancos terão programação especial entre segunda e quarta por conta do carnaval
De acordo com o secretário da pasta Edmar Santos, as ações ajudam a proteger a população. “É fundamental que a gestão em saúde pública seja transversal e que tenha cada vez mais o olhar de promoção e prevenção em saúde. Queremos que essa festa seja curtida da melhor forma possível”, afirma.