Marília

Repasses estaduais para assistência provocam disputa política em Marília

Repasses estaduais para assistência provocam disputa política em Marília

O anúncio de repasses do governo do Estado para entidades assistenciais em 261 municípios paulistas virou disputa política em Marília sobre a paternidade e a influência da liberação de verbas.

O repasse foi assinado na quinta-feira, dia 27, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. E virou disputa entre a prefeitura e o  deputado estadual e ex-prefeito Vinícius Camarinha.

Vinícius vem divulgando em redes sociais mensagens sobre emendas de sua autoria ao orçamento para destinar os recursos. Também divulgou sua presença no evento para assinatura em que destaca a liberação de R$ 19 milhões para a assistência social na região, dos quais pouco mais de R$ 1 milhão vão atender projetos em Marília.

Nesta sexta, a prefeitura divulgou uma nota para dizer que não há recursos novos “ou conquistas por ações políticas”.

A nota é feita em nome da secretária municipal de Assistência Social, Wânia Lombardi. “São recursos já acordados com as entidades através de chamamento público desde 2017”, diz a secretária no comunicado.

O repasse do estado se destina ao cofinanciamento de serviços, ações e programas e são feitos de acordo com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e com planejamento definidos no plano Municipal de Assistência Social.

Além de Marília, os repasses anunciados pelo governo vão atender cidades nas regiões Barretos, Bauru, Central, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto, Sorocaba e Grande São Paulo.

As transferências foram feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social para os fundos municipais.