Os acadêmicos do terceiro termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília (Unimar) realizaram atividade prática em que desenvolveram e montaram um campo minado, simulando a locação de uma obra. O exercício foi realizado em etapas, com a criação do projeto em sala de aula e a montagem da locação em um canteiro de obras.
De acordo com o Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fernando Netto, o exercício simula uma das ações mais importantes dentro da profissão. “Aqui é uma sala de aula invertida, ou seja, é propor para o acadêmico um novo olhar para a educação, atividade que integra a metodologia ativa do curso. Nesta atividade, os alunos estão aprendendo a colocar em escala real o projeto que criaram no papel, tendo assim contato com os três pontos fundamentais dentro da Arquitetura e Urbanismo, que são: prumo, nível e esquadro”, explica.
Ainda segundo Fernando, este exercício é fundamental porque a locação é o princípio de qualquer obra. “A locação, que é este gabarito de obra, precisa estar perfeito, porque é a partir dele que são feitas as fundações, que são os alicerces da obra, onde toda a estrutura será criada. Além disso, é preciso que seja projetada de forma correta e objetiva para que a compreensão eficaz da equipe, que irá executar a obra, resulte em uma construção correta e segura”, ressalta.
Para executar a atividade, a turma do terceiro semestre foi dividida em grupos e cada um ficou responsável por etapas diferentes da montagem do projeto. Os acadêmicos se envolveram no exercício e para eles foi uma forma muito mais simplificada de aprender o conteúdo.
De acordo com o acadêmico Marcel Rodrigues, com as aulas práticas o aprendizado se torna mais eficaz e divertido. “Quando colocamos a mão na massa conseguimos conciliar com mais facilidade o conteúdo e, assim, aprender a resolver situações que só aparecem no dia a dia. Isso faz com que a gente evolua na carreira. A graduação está nos oferecendo mais do que imaginávamos e a cada matéria me sinto mais preparado para ser um profissional de excelência no futuro”, comemora.
Para a acadêmica Victoria Stefany, a graduação oferecida pela Unimar é diferenciada. “A gente vê na teoria e depois tem a oportunidade de aplicar o conteúdo, o que é fundamental, porque é neste momento que conseguimos sanar as dúvidas e ter a experiência de como é o trabalho no canteiro de obra. Esta atividade aperfeiçoa a nossa carreira e nos ajuda a subir dia após dia degraus mais altos de conhecimento”, enfatiza
A metodologia inovadora é um dos diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar. As aulas práticas são dinâmicas e ministradas em equipados laboratórios, como o de Maquete e o Escritório Modelo. A qualidade da graduação é constatada pelos principais índices de avaliação educacional, como o Ministério da Educação (MEC), Guia dos Estudantes do Estadão e o Ranking Universitário Folha (RUF), o qual avalia o curso como o 13º melhor curso privado do estado e 16º melhor curso do estado, entre públicas e privadas. Mais informações sobre o curso acesse www.unimar.br ou ligue 14 2105-4044.