Nacional

Pessoas em situação de rua terão cota de emprego em obras públicas de São Paulo

Pessoas em situação de rua terão cota de emprego em obras públicas de São Paulo


source
Moradores de rua terão cota de emprego em obras públicas de São Paulo arrow-options
José Cruz / Agência Brasil
Moradores de rua terão cota de emprego em obras públicas de São Paulo

Foi regulamentado o decreto que prevê reserva de vagas de trabalho para a população em situação de rua . A porcentagem vai variar de acordo com os casos, mas sempre respeitando o mínimo de 2% das vagas destinadas aos beneficiários, como estipula o documento. Os moradores serão previamente capacitados para o exercício das funções.

Veja também: MEC oferece cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Para concorrer à vaga, o candidato deverá estar inserido na rede de serviços e programas para pessoas em situação de rua da Prefeitura e atender qualificações exigidas para o exercício da atividade profissional exigida, além de estar instalado em uma das unidades da Prefeitura destinadas ao acolhimento de moradores de rua.

As empresas e organizações responsáveis pela execução de obras e serviços, assim que contratadas, deverão informar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) , a exata quantidade e perfil dos postos de trabalho que serão gerados em cada contrato firmado, de forma a alimentar banco de vagas específico para pessoas em situação de rua.

Leia mais: Cadastro para novo modelo de concessão de bolsas de estudo é adiado pela Capes

A elaboração do documento envolveu várias secretarias da Prefeitura – Governo, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além de Direitos Humanos e Cidadania. Ele é um dos desdobramentos do Plano de Ação para população em situação de rua, cujo objetivo é garantir a promoção de políticas municipais para enfrentar a situação.