O coordenador do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus em São Paulo, David Uip, confirmou esta manhã a veracidade do áudio no qual o médico Fábio Jatene, da Universidade de São Paulo (USP), oferece informações sobre o novo coronavírus. O áudio revela detalhes de uma reunião entre especialistas ocorrida no dia 11 e soa como um alerta.
Leia mais: América Latina registra segunda morte por coronavírus
Na mensagem, que circulou rapidamente nas redes sociais, Jatene traça um cenário possível sobre o avanço da doença no país e oferece uma perspectiva pouca otimista. De acordo com o p rofissional de saúde , os casos devem “explodir no Brasil a partir de agora” e a projeção é de uma demanda por até 11 mil leitos apenas em São Paulo.
Em coletiva de imprensa veiculada esta manhã, o infectologista David Uip confirmou a veracidade da mensagem , mas diz compartilhar de uma visão menos alarmista. “Os cenários vão desde 1% de contaminação na população, até 5% ou 10% por cento. O planejamento dos cenários possíveis é oferecido ao secretário para que haja um planejamento nos leitos”, explicou ele, destacando que a projeção pode ser mais ou menos positiva.
Ainda segundo Uip, a projeção no número de leitos baseia-se na história antiga, atual e também nas informações atuais sobre a pandemia de coronavírus , porém nada é definitivo. “Esta é uma pandemia que evolui. então o que dizemos hoje pode ser diferente do que dito daqui a um ou dois dias”, afirma. ele diz que novas soluções virão com a medida do avanço da doença.
No áudio, Jatene ainda reforça a urgência de atenção para a população mais idosa, que é o grupo de risco da doença. A opinião é compartilhada pelo infectologista, que aponta que, pelo menos neste momento, aconselha que os idosos “evitem aglomerações e eventos públicos”. Apesar disso, o Estado de São Paulo afirmou que, por enquanto, não haverá cancelamento de qualquer evento dessa natureza.