Marília

Marília chega a 20 casos suspeitos; demora em exames cria expectativa e boatos

Marília chega a 20 casos suspeitos; demora em exames cria expectativa e boatos

Marília ganhou em 24h um aumento de 30% nos casos suspeitos de coronavírus em análise e tratamento e pulou dos 15 casos revelados às 17h de ontem para 20 pacientes notificados às 17h desta quarta-feira.

Segundo o novo boletim epidemiológico da prefeitura, os novos pacientes envolvem três mulheres, com idades de 26, 28 e 50 anos, e dois homens, com 40 e 89 anos.

Entre os cinco pacientes, quatro foram atendidos no Hospital das Clínicas – todos pacientes que tiveram contato com outros suspeitos – e um homem foi atendido na Santa Casa. Ele passou por um cruzeiro no Caribe.

Não há nenhum caso confirmado e a justificativa para isso é a demora em receber de volta informações do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, responsável pelos exames.

A falta de confirmações oficiais provoca onda de mensagens de amigos, familiares e testemunhas de atendimento que passam a acusar os serviços públicos de esconder informações.

A onda de mensagens foi incentivada nesta quarta-feira pela divulgação do áudio de um paciente, que não tem confirmação, mas dá informações sobre seu quadro de saúde e indicação de que teria atingido o segundo estágio da doença, com pessoas próximas que ficaram no primeiro, muito semelhante a uma gripe.

As informações de outros pacientes que circulam nos centros de atendimento também provocam mensagens com acusação de casos confirmados. 

Um empresário repassou ao Giro uma história de funcionária que procurou uma consulta agendada e recebeu a orientação para ir embora, que havia casos de coronavírus no hospital. “Então as pessoas estão falando que já sabem dos casos mas estão escondendo. E aí fica todo mundo circulando, aglomerando.”

Em todas as situações, os pacientes mesmo em situação de suspeita recebem atendimento que segue todo o protocolo de controle da doença, mesmo sem a confirmação. 

A grande preocupação é que já a partir das suspeitas, mes sem a confirmação oficial, a população em geral entenda os riscos de contaminação e adote as medidas de prevenção: evite aglomerações, lava bem a mão com água e sabão, evite contato das mãos com olhos, nariz e boca, evite circulação pública desnecessária; use álcool em gel nas mãos sempre que precisar ir a público; se tiver qualquer sintoma de gripe evite contatos públicos; não visite idosos; não exponha idosos a aglomerações