Profissionais em diferentes setores de atuação nos serviços públicos e privados de saúde em Marília levaram para as redes sociais uma campanha que viraliza com pedido de dedicação, responsabilidade e envolvimento dos moradores contra a proliferação do coronavírus.
A campanha reproduz a mesma mensagem e cada profissional altera apenas os dados pessoais para fazer um apelo a todas as pessoas: mude o comportamento e fique em casa, não faça aglomerações, não vá a bares, restaurantes, baladas e até supermercados.
Além do texto pessoal de cada profissional, também são reproduzidas em Marília imagens que já correm diversos países, com profissionais segurando cartazes para formar a frase “Nós estamos aqui por você. Fique em casa por nós!”
A mensagem tem ainda um recado especial aos idosos para que fiquem em suas casas e evitem situações em que possam entrar em contato com o vírus. A população acima dos 60 anos é a faixa mais ameaçada pelo coronavírus, que começa sua atuação com sintomas de gripe e de forma muito rápida evoluiu para quadro grave de crise respiratória.
“Quando você não respeita as orientações que estão fortemente divulgadas pela mídia, você me coloca em grande risco. Justo eu que estou me expondo pra cuidar da SUA #FAMÍLIA (ou da família de alguém)”, diz o texto.
A reprodução da mensagem em Marília envolve desde dirigentes de hospitais, como a superintendente do HC Famema, a média Paloma Libânio, e o gestor da Santa Casa, enfermeiro e professor, Marcos Mielo.
Atinge médicos, como os profissionais André Capelozza e Astrid Jirck e profissionais de outros setores, como a fisioterapeuta Paula Rojo, a técnica de enfermagem Andréia de Brito, a auxiliar de enfermagem Neuza Oliveira ou a funcionária do setor de higiene Bettynha Cardoso, entre tantos que trabalham em contato com os pacientes.
Veja abaixo a íntegra da mensagem que circula nas redes sociais
“Se você me conhece, sabe do meu compromisso com o trabalho médico e a valorização do ser humano.
Estou me dedicando a tudo que possa contribuir para evitar a propagação da COVID 19.
Tenho muito orgulho do meu trabalho e o faço com dedicação e MUITA responsabilidade.
Mas quando você não respeita as orientações que estão fortemente divulgadas pela mídia, você me coloca em grande risco.
Justo eu que estou me expondo pra cuidar da SUA #FAMÍLIA (ou da família de alguém).
A partir de hoje, mude o comportamento e fique em casa, não faça aglomerações, não vá a bares, restaurantes, baladas e até supermercados.
Aos idosos, peçam que os mais jovens os ajudem com esta tarefa.
Se proteja e me proteja.
Antes de se deitar, beije seus filhos e pense que eu também quero fazer isso…por muito tempo.
Também quero ter o direito de envelhecer. Não contribua com a morte dos profissionais de saúde. Fique recluso.
Se você é profissional de saúde faça um post parecido com o meu e mande a todos que gostam de você. Em um curto espaço de tempo atingiremos muitas pessoas.
Se não for profissional de saúde, compartilhe também.
Contém sempre comigo. Posso contar com você?