A Prefeitura de Marília divulgou no Diário Oficial deste sábado a abertura de uma concorrência pública destinada a contratar empresa para fornecimento de material e mãe de obra para a reforma da Praça São Bento, no centro da cidade.
Mais tradicional praça da cidade, o espaço abriga estruturas como uma fonte desativada, quiosques comerciais e área de jardim e se tornou um ponto de atração de moradores em situação de rua.
Desde o ano passado provoca queixas de moradores em relação ao abandono. O abandono provocou uma representação da Matra ao Ministério Público em novembro de 2019 com denúncia de prejuízos e riscos no local.
“A deterioração do referido espaço público (calçamento e passeio público destruídos, intransitáveis, acúmulo de lixo e sujeira, consumo de bebidas e drogas no local, pichação e falta de conservação e manutenção da antiga “fonte luminosa”, além de guias do jardim destruídas), bem evidenciada por notícias de diversos meios de comunicação e fotos, representa forte prejuízo material ao patrimônio público e social da cidade, a ponto de inviabilizar sua utilização para o fim a que se destina: lazer e recreação”, diz a representação.
Apesar dos meses sem medidas, a administração escolhe momento complicado para o investimento, em meio à pandemia do coronavírus e da prorrogação de um programa de corte de gastos na administração.
A concorrência prevê a abertura dos envelopes com as propostas no dia 24 de abril, as obras seriam iniciadas após o pico da crise do coronavírus com previsão de inauguração próxima ao início do segundo semestre.
O edital completo, que indica os serviços a serem realizados, ainda não foi publicado na página da transparência pública.