O Hospital Beneficente Unimar, alvo de mensagens falsas de coronavírus na cidade, divulgou comunicado oficial em que aponta mentiras sobre informações do atendimento e estrutura de controle dos casos em Marília.
Segundo o comunicado, áudios e textos distribuídos sobre gravidade de casos, condições de pacientes e situações na estrutura do prédio são mentirosas.
“Informamos ainda que o HBU implantou diversas ações para garantir o êxito dos protocolos de atendimento a partir do momento em que forem necessários e que manterá a sociedade informada”, diz o comunicado.
A superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva, já havia anunciado na semana passada, durante encontro do setor de saúde da cidade com órgãos da prefeitura, a adoção de medidas especiais que envolvem a estrutura, como espaços exclusivos de atendimento aos casos de síndrome respiratória e outras decisões.
A divulgação de informações falsas tem sido um dos maiores problemas das autoridades e serviços desde o início das medidas de controle da epidemia.
A falta de informações sobre os exames, que oficialmente deixam a cidade sem nenhum caso da doença, tem sido usada para divulgar comentários e mensagens atribuídas a amigos, eventuais profissionais e parentes.
“A subnotificação é comum em qualquer lugar do mundo. Os números exatos de casos são mais necessários para as autoridades entenderem a doença”, disse o epidemiologista Roberto Medronho, professor da UFRJ em entrevista ao grupo Globo.
Por isso, o isolamento voluntário, que tem sido a orientação, é apontado como medida para conter o avanço do novo coronavírus, independente das confirmações. Veja abaixo o comunicado oficial do HBU.