Veículos

Surto de coronavírus faz CNH vencida valer por tempo indeterminado

Surto de coronavírus faz CNH vencida valer por tempo indeterminado
 


source

Divulgação
Saiba mais sobre todas as determinações do Contran que passam a valer a partir de hoje (23)

 

O surto da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 continua impactando a vida dos motoristas. Com o início da quarentena, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal por tempo indeterminado na última semana. Hoje (23), o Contran publicou em seu Diário Oficial a suspensão de várias diretrizes que dizem respeito à Carteira Nacional de Habilitação.

 

LEIA MAIS: Locadoras de veículos operam de portas fechadas em São Paulo

 

A CNH vencida passará a valer por prazo indeterminado, assim como a suspensão do direito de dirigir por pontuação atingida. “No âmbito da fiscalização, fica interrompido, por tempo indeterminado, os prazos para que o condutor possa dirigir com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19/02/2020.”

 

“Este prazo aplica-se também para a Permissão de Dirigir (PPD) e para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020; registro de licenciamento de veículos novos – desde que ainda não expirados.”, informa a determinação oficial, que você pode conferir na íntegra clicando aqui .

 

LEIA MAIS: Como o novo coronavírus está afetando a indústria automotiva?

 

O diretor do Denatran e presidente do Contran, Frederico Carneiro, afirma que a intenção é evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas que prestam serviços. Caminhoneiros e outros profissionais continuarão amparados pela instituição. 

 

Para as Auto Escolas

 

A normativa emitida pelo Contran também estabelece que, a partir de agora, o prazo para conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Portanto, se o cidadão estava tirando a primeira CNH e não concluiu o curso a tempo, não precisará se preocupar com o prazo – pelo menos até setembro.

 

LEIA MAIS: Como não levar o novo coronavírus para o seu carro? Veja dicas

 

Prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação, ficam interrompidos por tempo indeterminado, conforme a determinação do Contran . Fica interrompido também, por tempo indeterminado, o prazo para identificação de condutor infrator.

Fonte: IG CARROS