Não se fala em outra coisa: a doença causada pelo novo coronavírus, chamada COVID-19. A enfermidade teve seu epicentro na região de Wuhan, na China continental, sendo registrada pela primeira vez em novembro de 2019. Os pesquisadores chineses levaram certo tempo para entender que se tratava de um novo tipo de coronavírus (há outros seis) que havia saltado de animais para humanos e poderia ter etapas de contágio entre nós.
LEIA MAIS: COVID-19: CNH vencida passa a valer por tempo indeterminado
O SARS-CoV-2, nome específico do vírus, saiu da China e começou a alastrar o resto do mundo em meados do fim de janeiro. Atualmente, a doença tem outros três epicentros, fora de sua cidade natal: Itália, Irã e Estados Unidos.
A nova síndrome respiratória que causa pneumonia e leva pacientes em estado grave (cerca de 5% dos contaminados) para a UTI já causou diversos impactos no mundo automotivo. Com a criação de novos leitos de atendimento intensivo, montadoras como Tesla, Ford e General Motors passaram a produzir ventiladores para abastecer o sistema de saúde americano.
Outras medidas também afetaram a indústria brasileira, e você poderá acompanhar os detalhes clicando nos hiperlinks espalhados pela matéria. Em uma nova etapa da cobertura sobre o COVID-19 , a reportagem do iG Carros enumera 5 lançamentos que foram adiados por conta da nova pandemia.
1 – Nissan Versa
Já estava tudo certo para trazer a nova geração do Nissan Versa ao Brasil, mas a nova ameaça microscópica que o mundo está enfrentando atrapalhou os planos da montadora japonesa. O Versa deveria chegar entre abril e maio, mas terá seu lançamento adiado para um segundo momento; possivelmente junho, se a pandemia estiver controlada.
O sedã contará com três versões e motor 1.6 de 120 cv para enfrentar os rivais nacionais, como VW Virtus, Chevrolet Onix Plus e Honda City, além do Fiat Cronos argentino. A geração atual, vale lembrar, continuará em linha na fábrica de Resende (RJ), mantendo o caráter de sedã de entrada da Nissan com um novo nome: V-Drive.
2 – Peugeot 208
Outro modelo que terá seu lançamento atrapalhado pelo novo coronavírus é o Peugeot 208. O novo hatch já está sendo produzido na Argentina, e até aparece em um hotsite especial para seu lançamento no Brasil. O lançamento, entretanto, dificilmente acontecerá antes do próximo semestre.
Detalhes sobre a motorização ainda não foram revelados, mas há a chance do modelo também ser lançado por aqui em versão elétrica. Flagras recentes comprovam que a Peugeot está testando o modelo por aqui. Se tudo acontecer conforme o esperado, será o primeiro hatch compacto elétrico do Brasil com versão elétrica.
3 – Citroën C5 Aircross
A PSA está se mobilizando para trazer um novo rival para o Jeep Compass, campeão de vendas no Brasil. A marca já conta com o Peugeot 3008, e vai aproveitar o embalo nas vendas do C4 Cactus para trazer seu irmão mais caro, o C5 Aircross.
LEIA MAIS: Locadoras de veículos operam de portas fechadas em São Paulo e região
Ele viria ao Brasil em meados da metade de 2020, mas ficará para outro momento. Assim como o 3008, terá motor 1.6 turbo de 165 cv de potência e custará algo na faixa dos R$ 150 mil. Nos resta esperar.
4 – Fiat Strada
A Fiat já havia revelado um teaser da Nova Strada para o público, e pessoas próximas à marca sinalizavam que estava tudo absolutamente pronto para o lançamento. Mas, infelizmente, aquele que seria o primeiro lançamento inédito na categoria das picapes médias em 10 anos acabou sendo adiado por conta do novo coronavírus.
A produção foi interrompida em todas as fábricas da marca no país, e ainda não há expectativa de quando o modelo poderá ser lançado. Conforme apurado pela Revista Quatro Rodas, uma transmissão online – como aconteceu no lançamento do Chevrolet Tracker – está fora de cogitação.
5 – VW Nivus
A Volkswagen poderá não ter apenas um, mas sim dois adiamentos em 2020, por conta do novo coronavírus. O SUV Nivus, abaixo do T-Cross, já estava aparecendo em teasers , e chegaria às lojas ainda na primeira metade do ano. Já o Tarek, novo SUV que virá para brigar com o Jeep Compass, seria apresentado no Salão do Automóvel de 2020 – evento que não acontecerá este ano por conta das várias ausências e do COVID-19.
LEIA MAIS: Como o novo coronavírus está afetando a indústria automotiva?
O NIvus terá motorização 1.6 MSI, de 120 cv e 1.0 TSI, de 128 cv, com opção de câmbio manual, de cinco marchas e automático, de seis. Já o Tarek não teve suas informações reveladas, mas tudo indica que o SUV contaria com motor 1.4 TSI, de 150 cv, o mesmo de Jetta e Tiguan.
Confira a cobertura completa sobre a doença causada pelo novo coronavírus no iG Saúde .