Com o avanço do novo coronavírus pelo mundo, muitos países decidiram fechar suas fronteiras com exterior como medida de prevenção contra a doença, impedindo que pessoas infectadas desembarquem em seu país, resultando em uma proliferação maior do vírus.
Leia também: Férias que viraram pesadelo: brasileiros em Cabo Verde não podem voltar ao País
Não só o Brasil, que decidiu fechar as suas fronteiras com outros países da América do Sul, assim como também impediu que estrangeiros vindo de países da Ásia, Europa e Oceania entrassem no país por vias aéreas, outros países também aderiram ao fechamento de suas fronteiras para desacelerar a propagação do novo coronavírus .
Saiba o que você pode fazer se estiver em viagem e encontrar dificuldades em voltar para casa:
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Itamaraty, que é o orgão responsável pelas relações exteriores do Brasil, criaram formulários para que os brasileiros que vivem no exterior possam voltar para o Brasil.
O formulário da ANAC , que conta com 13 perguntas, exige informações como número do passaporte, em qual país a pessoa se encontra, qual o destino de retorno e o código de reserva da passagem de volta.
O cadastro feito neste formulário servirá de base para que autoridades brasileiras possam realizar o retorno de viajantes brasileiros e estrangeiros autorizados que tiveram seus voos cancelados em países que fecharam suas fronteiras.
Leia também: Anac lança formulário para ajudar brasileiros a voltar para o país
Já o Itamaraty, que é o orgão responsável pelas relações exteriores do Brasil, também criou um formulário para tornar o retorno de brasileiros ao país mais fácil. Diferente do formulário feito pela ANAC, o formulário do Itamaraty questiona se o indivíduo ou o grupo de indivíduos possui alojamento, e se há a possibilidade de extender a estadia.
Além do formulário, o Itamaraty também disponibilizou diversos telefones nos quais brasileiros que necessitam de assitência no exterior possam entrar em contato.
- América do Sul: +55 (61) 9826 00 767
- América do Norte, Central e Caribe: + 55 (61) 9826 00 610
- Europa: + 55 (61) 9826 00 787
- África e Oriente Médio: + 55 (61) 9826 00 568
- Ásia e Oceania: + 55 (61) 9826 00 613
Outro caminho é procurar consulados e embaixadas, que podem ser acionados em situações comprovadas de emergência e situações fora do horário comercial. Confira a lista aqui .