O presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo protagonizaram um bate-boca na manhã desta quarta-feira durante uma reunião virtual com governadores da região sudeste do país para discutir combate ao coronavírus.
Dória disse que Bolsonaro deveria “dar exemplo, e não dividir a nação em tempos de pandemia”. Bolsonaro retrucou: “se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise”.
Na abertura de seu pronunciamento, Dória afirmou que lamenta, “na condição de cidadão”, o pronunciamento feito por Bolsonaro na noite desta terça (veja aqui) em que apontou a crise como “uma gripezinha’ e condenou as medidas de restrições, como fechamento do comércio.
Pela manhã, antes do encontro, Bolsonaro reafirmou sua postura contra as medidas de restrições e citou pessoalmente Dória e o governador do Rio de Janeiro, Wilson José Witzel.
“O senhor, como presidente da República, tinha que dar o exemplo. Tem que ser um mandatário para comandar, para dirigir e para liderar o país, não para dividir”, afirmou o governador.
Segundo o jornal O estado de S.PAulo, autoridades que acompanharam a reunião disseram depois que Bolsonaro respondeu com frases como “saia do palanque”, “leviano” e “demagogo”. O Estadão divulgou um vídeo com o pronunciamento de Dória durante o encontro (assista abaixo). O vídeo não mostra as respostas do presidente.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, também cobrou responsabilidade do presidente.
“Algumas medidas têm nos angustiado e entendemos que é preciso ter uma coordenação nacional. Estamos sentido que em todos os momentos em fechamos uma decisão a gente recebe esse ambiente de confronto.”
Após o encontro, Dória postou no twitter mensagem em que diz ter sido alvo de um “ataque descontrolado”. Veja o vídeo do Estadão com a fala de Dória.
[movie_id#765]