Os vereadores Evandro Galette, primeiro-secretário; João Diniz, o João do Bar, segundo-secretário, e José Carlos Albuquerque, quatro-secretário na Mesa da Câmara de Marília protocolaram na tarde desta quarta-feira suas renúncias aos cargos após agravamento de divergências com o presidente da Casa, Marcos Rezende.
Os documentos apontam “absoluta incompatibilidade com a forma como a presidência conduz o Parlamento”. Segundo a assessoria da Câmara, Marcos Rezende não recebeu oficialmente os documentos e não vai ser manifestar até ler as cartas.
A medida aumenta racha de um grupo cada vez maior de vereadores independentes no Legislativo que provocou o cancelamento de uma sessão extraordinária que deveria votar nesta terça os planos de cargos do município com aumento de gastos projetado para 2021.
Nove vereadores não compareceram à sessão, que não foi realizada por falta de quórum. Apesar disso, a TV Câmara manteve sinal aberto enquanto os vereadores presentes discursavam à vontade, inclusive com ataques aos ausentes.
Na carta em que renunciam, os vereadores apontam que na abertura da sessão, quando já havia constatação de falta de quórum, “o presidente Marcos Rezende usou e deixou usar os microfones da TV Câmara sem nenhuma previsão regimental”.
Tradicionalmente alinhado ao bloco do prefeito Daniel Alonso na Câmara, João do Bar já havia assinado documento para suspensão da votação do plano de cargos, um pedido assinado por oito vereadores para que fosse votado apenas reajuste salarial aos servidores.
Como o Plano de Cargos não seria aplicado neste ano, o projeto do plano poderia voltar à pauta ainda neste ano. A pressa em fazer a votação provocou polêmica nas redes sociais e acusações de que a medida foi jogada eleitoral.
É o segundo caso de renúncia na Mesa em cinco meses, todos com relatos de divergências com o presidente Marco Rezende.
Em outubro de 2019, o vereador José Luiz Queiroz deixou o cargo de quarto secretário da mesa em carta com criticas à conduta de Rezende. Os dois já protagonizaram bate boca no plenário.