Um e-mail do último dia 25 de março obtido pela CNN Brasil revela que ao menos 37 postos de saúde da capital de São Paulo receberam ordem para não notificar casos de Covid-19 . As informações passadas pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim) pedem que apenas casos de profissionais da saúde com queixa respiratória sejam reportados.
LEIA MAIS: Ministério da Saúde diz que salto no número de casos ocorrerá em breve
Ainda conforme o e-mail obtido pela CNN, o Cejam pede que as autoridades não abram o SINAN; o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, onde são feitas as notificações de doenças de notificação compulsória. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é que sejam notificados casos de pessoas de qualquer idade que apresentem tosse, febre e coriza, os sintomas mais recorrentes da Covid-19.
O Cejam ainda indica que casos graves de Covid-19 devem ser notificados em hospitais de referência: Unidade de Vigilância em Saúde do M’Boi Mirim; Hospital Municipal do Campo Limpo; Hospital Municipal do M’Boi Mirim; Unidade de Pronto Atendimento do Campo Limpo; e Unidade de Vigilância em Saúde do Campo Limpo e o Hospital Serra Mayor.
A reportagem do Último Segundo tentou contato com o Cejam e a Secretaria Estadual de Saúde, mas não obteve resposta. Por meio de contratos de gestão ou convênios, a Cejam atua com serviços em São Paulo, Embu das Artes, Mogi das Cruzes, Campinas e na capital do Rio de Janeiro. Na zona sul da capital paulista, a Cejam opera em trinta Unidades Básicas de Saúde com 164 equipes.