Dos 2418 casos de coronavírus registrados na cidade de São Paulo, 374 estavam concentrados em apenas duas das 27 Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) que há na capial: as unidades sanitárias da Lapa/Pinheiros (Oeste) e da Vila Mariana/Jabaquara (Sudeste).
Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real
Nas unidades de Guaianazes e Itaim Paulista, bairros menos privilegiados na Zona Leste de São Paulo , ainda não havia nenhum caso registrado até a terça-feira (31), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Na unidade de Parelheiros, bairro periférico na Zona Sul, apenas um caso fora registrado. A secretária, no entanto, explica que há subnotificação nos números, já que estão faltando testes.
Internações
A capital de São Paulo já teve 745 pessoas internadas por Covid-19 em hospitais da cidade desde o início da crise. Dessas, 114 conseguiram se recuperar e receberam alta, cerca de 15,3% do total. Contudo, outras 118, o que equivale a 15,8% não se recuperaram e foram vítimas fatais da doença.
Até a terça (31), havia 59 hospitais na capital com pessoas internadas. Os casos estão concentrados em hospitais da rede Prevent Senior, o hospital Albert Einstein e o Oswaldo Cruz, com mais de 60 pacientes internados cada um.
Leia também: De gripezinha a “não é tudo isso”: vezes em que Bolsonaro minimizou coronavírus
Apenas seis dos 59 hospitais em São Paulo tinham mais de 30 pacientes internados, o que mostra a grande concentração dos casos em hospitais específicos – a maioria desses, privados. Vale ressaltar que o número, principalmente em hospitais públicos ou periféricos, pode estar subnotificado pela ausência de testes e pela demora para obter o resultado dos exames na rede pública.