Nacional

Maggiore não tem equipe infectada com Covid-19, apesar da morte de 79 pacientes

Maggiore não tem equipe infectada com Covid-19, apesar da morte de 79 pacientes


source
médico arrow-options
Divulgação
Hospital Sancta Maggiore não teria médicos infectados segundo diretoria.

O Hospital Sancta Maggiore, localizado no bairro do Paraíso, na Zona Sul de São Paulo, concentra o maior número de mortes por Covid-19 no país. A unidade integra a rede hospitalar do plano de saúde Prevent Sênior voltada para idosos em São Paulo e até a terça-feira (31), 79 pessoas das 201 que haviam morrido no Estado vieram a óbito na unidade. Em contraste com o número de mortes, até o momento a rede não registrou casos de profissionais infectados, diferente das demais unidades que têm tratado pacientes com o novo coronavírus. 

Leia mais: Durante pandemia do Covid-19, subsecretária da Saúde do Rio é exonerada

O chefe dos intensivistas do Maggiore diz que ali não “falta apoio da direção” e que os profissionais de saúde têm todo do equipamento de proteção necessário para evitar contaminação pelo Covid-19 , segundo o jornalista Yan Boechat. No entanto, o volume de mortes em relação ao número total de falecimentos em São Paulo fez com que o Ministério Público Estadual pedisse uma investigação sobre o estado dos três hospitais que compõem a rede.

A prefeitura de São Paulo solicitou a interdição das unidades hospitalares e na segunda-feira (1º). secretário de saúde José Henrique Germann havia descartado a transferência de pacientes do Sancta Maggiore para outros hospitais da cidade.

“As afirmações de que não estamos adotando as medidas corretas, que estamos sendo negligentes são absolutamente injustas, nossa taxa de mortalidade entre os pacientes idosos de Covid-19 está em 12%, abaixo da média segundo a Organização Mundial de Saúde”, disse Fernando Parrillo, presidente da Prevent Sênior ao jornalista Yan Boechat. A rede conta com uma carteira de 470 mil segurados, sendo 356 mil com 61 anos ou mais.

Leia também: Cadeia industrial de São Paulo pode ser revertida para materiais contra Covid-19

Até o momento, a capital paulista tem 260 mortos em decorrência do Covid-19 e 4.466 casos confirmados. No Brasil, o número de óbitos é 432, com 10.278 casos confirmados.