Nacional

Após série de críticas, Bolsonaro pode demitir Mandetta nesta segunda-feira

Após série de críticas, Bolsonaro pode demitir Mandetta nesta segunda-feira

Os principais veículos de comunicação do país apontam como certa a queda do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ainda nesta segunda-feira. As notícias começaram a circular após uma reunião do presidente com o deputado Osmar Terra, apontado como virtual sucessor de Mandetta.

Mesmo veículos mais alinhados com o governo, como o portal R7, da TV Record, apontam que o ato oficial de exoneração já estaria sendo preparado. Além disso, já circulam informações de que mandetta já teria convite para assumir a Secretaria da Saúde de Goiás no governo de Ronaldo Caiado, que esteve alinhado ao presidente Bolsonarto até início da crise do coronavirus.

A decisão sobre a medida deve ser anunciada no final desta tarde. O presidente deve promover uma reunião de ministros a partir de 17h. O Globo aponta Mandetta como convidado e confirmado para o encontro.

Durante entrevista de Bolsonaro na última semana, Mandetta foi acusado de falta de humildade e de contrariar o presidente ao defender isolamento e distanciamento social para combater a propagação do coronavírus no país.

No domingo, em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que algumas pessoas do seu governo “falam pelos cotovelos” e que poderá usar a caneta contra eles, mas a hora “não chegou ainda”.