De acordo com a Anfavea (Associação dos Distribuidores de Veículos Automotores), existem 63 fábricas de veículos paradas no Brasil por conta da pandemia, além de cerca de 123 mil trabalhadores em casa. As fabricantes haviam anunciado algumas datas referentes ao período em que iriam interromper suas atividades nas unidadades de produção, mas já começaram a prorrogar os prazos.
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A primeira que se manifestou foi a Honda , que previu voltar a operar as fábricas em Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo, no dia 14. Mas, agora, decidiu prorrogar para 27 de abril. Segundo a fabricante, os colaboradores permanecem em férias coletivas. Parte do grupo que desempenha atividades administrativas segue em regime de home office .
Assim como outras fabricantes, a Honda analisa, a cada momento, as contramedidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço da covid-19, priorizando as pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais para conter o avanço da pandemia e a sustentabilidade dos negócios.
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Hyundai também decide deixar fábrica parada por mais tempo
Depois da Honda, a Hyundai também decidiu prorrogar o período de parada. A fabricante informa que as férias coletivas, iniciadas em 26 de março e previstas para terminar em 13 de abril, seguem agora para a fábrica de Piracicaba (SP), até o dia 26 de abril, domingo, com retorno das operações na segunda-feira, dia 27 de abril. No caso dos escritórios de São Paulo (SP), o retorno ocorre em 22 de abril, logo após o feriado de Tiradentes.
Novamente, apenas atividades essenciais serão mantidas na fábrica e nos escritórios durante o período adicional de férias coletivas. Novas medidas podem ser tomadas mais adiante, conforme orientação das autoridades e as circunstâncias relativas à Covid-19.
A reportagem de iG Carros chegou a perguntar para o presidente da Anfavea , Luiz Carlos Moraes, se as fabricantes já estão adotando medidas mais drásticas para corte de custos, o que envolveria corte de salários e redução da jornada de trabalho.
Segundo Moraes, “sim, as empresas estão fazendo um programa agressivo de redução de custos e despesas visando preservar o caixa. Em relação as medidas trabalhistas divulgadas semana passada pelo governo, caberá a cada montadora usar a medida que lhe for mais adequada, pelo tempo que for necessário de acordo com suas necessidades individuais, região e planta”, explicou ele.
Confira a seguir as datas previstas de retorno das atividades nas fábricas das fabricantes de automóveis e comerciais leves, alem de Honda e Hyundai.
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Jaguar e Land Rover: 27 de abril
FCA: 21 de abril
Renault: 14 de abril
Toyota: 6 de abril
Honda: 27 de abril
PSA: 21 de abril
BMW: 22 de abril
Ford: 13 de abril
Volkswagen: 13 de abril
GM: 12 de abril
Mercedes: 22 de abril
Hyundai: 27 de abril
Caoa Chery: sem previsão