Marília

Marília pode ter centro para casos simples do coronavírus e desafogar hospitais

Marília pode ter centro para casos simples do coronavírus e desafogar hospitais

O comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus decidiu promover um estudo sobre a criação de um centro municipal de observação para casos suspeitos de coronavírus considerados leves como forma de desafogar o atendimento nos hospitais da cidade.

A proposta, apresentada na reunião do grupo realizada nesta quinta-feira, foi divulgada nesta sexta no Diário Oficial do município.

O estudo analisa aproveitamento de três endereços sugeridos como base para o serviço: o ambulatório da Santa Casa, instalado no prédio do antigo educandário, ao lado do hospital; o prédio do futuro Hospital Oncológico da Unimar, ou o prédio onde funcionou o Hotel Aquarius, na zona norte da cidade.

Apesar de a cidade ainda não viver uma crise de serviços de saúde por causa dos atendimentos, a preocupação com a procura pelos serviços nas unidades já provocou outros alertas nos hospitais.

O Hospital Beneficente da Unimar, considerado referência para atendimento no setor, divulgou nesta quinta um comunicado em que os pacientes com sintomas devem procurar os serviços municipais de saúde antes de irem ao hospital.

O comunicado orienta pacientes com sintomas a procurar as Unidades Básicas de Saúde do município, e se estiverem apresentando sintomas mais grave, como falta de ar, devem procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte ou o PA (Pronto Atendimento) da Zona Sul.