Nacional

Brasil tem aumento de 2.239 mortes por problemas respiratórios no mês de março

Brasil tem aumento de 2.239 mortes por problemas respiratórios no mês de março


source
Cemitério da Vila Formosa, São Paulo arrow-options
Reprodução/Washington Post
Cemitério da Vila Formosa, São Paulo

O Brasil registrou em março deste ano 2.239 mais mortes por pneumonia e insuficiência respiratória em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). A alta levanta a suspeita de que óbitos motivados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) estejam entrando nas estatísticas de outros problemas respiratórios.

Leia mais: Para aquecer a economia, Espanha diminui isolamento após duas semanas

Em São Paulo e no Rio, estados mais afetados pelo surto de Covid-19, a alta de mortes por problemas respiratórios se mostra ainda mais expressiva do que a média nacional. Em São Paulo, o número de mortes por insuficiência respiratória e pneumonia aumentou 14,66%; no Rio de Janeiro, a alta foi de 10,17%.

A falta de testes e a demora para análise dos exames coletados, no entanto, levam a um cenário de subnotificação e podem ser os responsáveis pelo atraso na confirmação de casos e mortes. O Ministério da Saúde afirmou a impossibilidade de testar toda a população, já que há insuficiência de insumos no mundo e que “fará inquérito epidemiológico por amostragem para conseguir as melhores informações sobre a dinâmica da epidemia”.

Veja também: Uma em cada quatro cidades de São Paulo registram casos de Covid-19