Nacional

Após acúmulo de corpos, hospital no AM utilizará contêiner frigorífico

Após acúmulo de corpos, hospital no AM utilizará contêiner frigorífico
 


source
hospital

Reprodução
HPS João Lúcio, em Manaus

Um contêiner frigorífico foi a solução encontrada pela Secretaria de Saúde do Amazonas para resolver o acúmulo de corpos no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, em Manaus. O espaço foi entregue ao hospital para manter isoladas as vítimas e casos suspeitos de Covid-19 que vieram a óbito. 

“A medida é necessária para evitar a permanência dos corpos dentro do hospital durante o período em que as famílias são avisadas com a dignidade e o cuidado necessário, e assim possam providenciar o breve funeral e sepultamento”, informou, em nota, a secretaria.

Leia mais: Fiocruz condena ameaças de morte a pesquisadores de cloroquina

Esta não é a primeira vez que um hospital no estado necessita da intervenção para o manuseio de corpos. Há algumas semanas, o Hospital Delphina Aziz – referência em atendimento nos casos da Covid-19 – recebeu a instalação. Ainda segundo a secretaria, a solução é temporária e visa a manutenção da segurança biológica até a construção de novos leitos e ampliação de espaços em outros hospitais da cidade.

Até a última atualização do Ministério da Saúde, o Amazonas havia registrado 1.719 casos confirmados de covid-19, com 124 mortes. A taxa de letalidade do estado, de 7,2% é maior do que a média brasileira, de 6,3%. 

Entre os casos confirmados, há 688 pessoas internadas em hospitais, sendo 154 pacientes já confirmados com o novo coronavírus – que ocupam leitos de enfermaria, e 84 pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).