A aliança VW e Ford tem um planejamento estratégico no ramo de picapes – trata-se do Projeto Ciclone, para a fusão dos modelos Ranger (da Ford) e Amarok (da Volks). Agora elas estão evoluindo para uma aliança ainda mais ampla que inclui tecnologia para carros elétricos. A montadora americana está trabalhando em um SUV mais acessível, totalmente elétrico, desenvolvido sobre a famosa plataforma MEB da fabricante alemã.
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Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, afirmou: “Ainda estamos estabelecendo a aliança VW e Ford , e haverá pelo menos um, provavelmente dois veículos de passageiros construídos na plataforma MEB com nossa marca. Eles terão um preço mais baixo do que o Mustang Mach-E”.
Segundo a Ford, o Mustang Mach-E , assim como a picape F-150 Electric, são os principais programas de veículos elétricos da montadora, visando principalmente o mercado americano, onde são muito desejados. Globalmente, em especial na Europa, a empresa deve adotar também outra abordagem a partir da plataforma MEB da Volkswagen.
Segundo a revista alemã Auto Bild, esse primeiro, o Ford E-SUV , será um utilitário do tipo crossover com aparência similar ao Mach-E. Virá em duas versões: uma mais básica com um motor elétrico de 150 cv e uma bateria de 45 kWh; e um modelo de topo com 204 cv e bateria de 77 kWh. Eles poderão chegar perto de 320 km de autonomia e custar em torno de US$ 30.000.
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A plataforma MEB da Volkswagen foi desenvolvida exclusivamente para carros elétricos. Com esse chassi exclusivo, a VW e suas associadas projetam a venda anual de 100 mil carros elétricos, dos quais 50 mil do primeiro modelo, o ID.3, que será lançado no final do ano. “Vamos tornar os veículos elétricos populares e entusiasmar o máximo possível de pessoas a se apaixonarem pelos carros EV”, diz a VW, estendendo esse compromisso com a marca Ford.
Projeto Ciclone
VW e Ford tem um histórico de experiências conjuntas. No Brasil e Argentina, por exemplo, foi criada a Autolatina nos anos 1980/1990. Atualmente, as empresas planejavam produzir as novas gerações de Ranger e Amarok na fábrica da Ford Argentina. No momento as atividades do Projeto Ciclone, como foi batizado, estão paradas devido à crise no mercado automotivo, agravada pela pandemia do novo coronavírus.
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Ainda assim, a parceria segue firme. “Estamos trabalhando em nossos planos para a ambiciosa e global aliança VW e Ford por meio de veículos elétricos e autônomos, vans comerciais e picapes de tamanho médio”, reafirmam as empresas.