Nacional

Doria decreta uso de máscaras em transporte público; Marília deve seguir

Doria decreta uso de máscaras em transporte público; Marília deve seguir

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira um decreto tornando obrigatório o uso de máscaras para passageiros em todos os serviços estaduais de transportes públicos, como metrô e ônibus, e orientou prefeitos a replicar a medida em todas as cidades. O prefeito de Marília, Daniel Alonso, deve seguir a medida e decretar uso na cidade.

O anúncio foi acompanhado da notícia de que São Paulo vai exigir as máscaras nos ônibus e transporte em geral, como táxis e aplicativos. A regulamentação dos serviços depende das prefeituras.

A Prefeitura de Marília já havia orientado uso de máscaras nos serviços essenciais em funcionamento, como supermercados, padarias e farmácias, mas um grande número de consumidores não obedece. Daniel Alonso afirmou em resposta ao Giro que foi um dos primeiros a orientar uso geral dos equipamentos e reafirmou que deve seguir as orientações do Estado para regulamentação.

No transporte, assim como no comércio, o controle sobre comportamento dos moradores seriam feito pelas empresas e pelos motoristas dos serviços particulares.

Segundo o governador, o decreto deve atingir ainda serviços de viagens, a serem fiscalizados pela Artesp. Nas viagens mais longas o controle pode perder eficácia, já que o uso adequado das máscaras prevê tempo limite de proteção dos equipamentos.