A partir de amanhã, 05, o estado do Maranhão passa a adotar o lockdown nas cidades de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís. Decisão foi do governador Flávio Dino (PCdoB).
Leia também:
A medida será adotada para desacelerar a propagação da Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus , e alcançar estabilidade. Mesmo decretando lockdown, Dino explica que “o conjunto dos fatores induzem que as medidas darão certo, não que o coronavírus desapareça por encanto”.
O Maranhão é o sexto país mais infectado no Brasil, com 4 mil casos e 249 óbitos. Segundo o governador, a população já tem ciência dos riscos da Covid-19. Para pessoas que ainda não respeitam o isolamento, Dino espera que o fechamento de vias públicas consiga criar conscientização.
Em entrevista à GloboNews, o governador foi questionado quanto ao possível uso de força policial, caso haja descumprimentos. A resposta foi de que “a orientação da polícia é de cumprir a ler” e que existem “previsões legais quanto ao cometimento de crimes”. “O primeiro caminho é o diálogo, se necessário for, se houve resistência, neste caso, a lei será cumprida”, disse.