Marília

Marília e região têm baixo isolamento na véspera da revisão de quarentena

Marília e região têm baixo isolamento na véspera da revisão de quarentena

O sistema de monitoramento de isolamento social no Estado aponta índice de 44% em Marília na terça-feira, último dia com dados divulgados, em meio a um quadro ruim em toda a região na véspera do anúncio oficial sobre flexibilização da quarentena.

A cidade repetiu índices abaixo da média de 50% em dois dias. Bauru (41%), Prudente (40%), Araçatuba (39%), Botucatu (47%) e Assis (44%) engrossam a lista de cidades da região com baixa adesão ao isolamento.

A média geral de todo o período na cidade aponta 47% de isolamento durante o monitoramento, com picos de 55%. A baixa adesão no início do controle, em março, compromete a média geral. Em oito dias de medição a cidade teve índices de 28% e 29% só chegou à meta acima dos 50% no dia 20 de março.

Segundo os dados divulgados pelo governo do Estado, apenas Ourinhos atingiu a meta e segue com bom desempenho. Ficou no limite, com 50% de adesão, mas já teve pico de 60% no domingo.

O governador João Doria reforçou em pronunciamento nesta quarta-feira que sem a média adequada de isolamento não é possível flexibilizar as restrições de quarentena e fechamento do comércio.

Também apontou sinais de que a restrição pode ser mantida – em algumas cidades, como São Paulo, pode ser ampliada – ao anunciar novo pacote de serviços online para serviços estaduais.

Doria não fará entrevistas coletivas nesta quinta, quando apenas os sistemas de saúde do governo atendem jornalistas, o que aumenta a expectativa para sua apresentação de sexta-feira, quando deve anunciar o Plano São Paulo de retomada a ser aplicado a partir de segunda.

O plano prevê flexibilização gradual e regionalizada da quarentena. Inclui projeções de retomada de aulas em algumas cidades onde haja liberação de novas atividades econômicas. Mas em regra geral as escolas devem retomar atividades apenas em julho.

Marília aguarda uma decisão do STF (Supremo Tribunal federal) para um pedido formal de autorização para regulamentar na cidade a flexibilização da quarentena.