O grupo Toyota está lançando o novo Lexus UX300e, crossover elétrico da marca de luxo da montadora japonesa. A estratégia pós-pandemia da empresa é vender imediatamente o modelo no mercado chinês e, no início de 2021, oferecê-lo na Europa e no Japão. No Brasil, manterá, por enquanto, apenas a linha NX300, híbrido autorecarregável.
LEIA MAIS: Conheça o Ford Mustang Cobra Jet, carro de corrida elétrico com 1400 cv
O Lexus UX 300e é oferecido em dois níveis de acabamento com preços entre 51.000 e 54.000 dólares. Tem um alcance de 400 km e capacidade de carga de 6,6 kW em corrente alternada (CA) em postos de abastecimento e de 50 kW num carregador rápido em corrente contínua (CC) residencial. Usa bateria de 54,3 quilowatts – e tem um irmão movido a gás. Para atender à nova tendência de mercado, o modelo capricha no uso de filtros e novos materiais antibacterianos.
A Toyota planeja lançar 10 EVs até 2025. Além do Lexus UX300e, chegam de uma vez o Toyota C-HR e o Toyota Izoa elétricos. Eles compartilham a mesma nova arquitetura global da empresa. No caso do SUV elétrico CH-R EV, a bateria do crossover foi desenvolvida como parte da estrutura.
LEIA MAIS: Ford prepara novo SUV elétrico com plataforma da VW
Segundo o site chinês HiNet, o Toyota C-HR tem entradas de carregamento nos lados opostos dos veículos – uma dedicada à energia CA e outra para carregamento rápido de corrente contínua. Também é esperado que o CH-R seja oferecido como um EV na Europa, onde as montadoras estão buscando cumprir metas rigorosas de emissão de CO2.
A Toyota parece também estar interessada em cultivar uma clientela mais jovem para seus próximos veículos elétricos. Recentemente; q montadora revelou o conceito futurista Rhombus EV e disse que o modelo será voltado para “consumidores nascidos depois de 1990”.
Boom na China
Após os bloqueios e regras rígidas na China, os compradores de carros estão voltando ao mercado. Durante o pico da crise da pandemia, as vendas de carros na China caíram até 96%. Em março, houve uma recuperação de 40% mas ainda abaixo do volume do ano anterior. Cerca de 40% das vendas foram de carros elétricos em março.
LEIA MAIS: Jeep quer ser uma marca mais verde
Os veículos pessoais, como o Lexus UX300e , ganham agora novo apelo, já que os consumidores têm receio da segurança de sua saúde na aglomerado transporte público. O retorno das vendas é incentivado principalmente para os carros elétricos especialmente os que destacam filtro de germes e interior com materiais antibacterianos.