Segundo levantamento realizado pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais, somente 16,7% de casos suspeitos de Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus, foram testados. Número corresponde ao período de 12 de março e 6 de maio. Dos 91.618 possíveis infectados, apenas 15.313 realizaram a testagem .
Dentro do período informado, que corresponde a 55 dias, estima-se que apenas 277 testes eram realizados diariamente. Com esse ritmo de testagem, apenas 0,0007% da população de Minas Gerais terá acesso ao recurso. SES informou que, em laboratórios credenciados, até 2 mil exames diários estão disponíveis.
Leia também: OMS se preocupa com “séria cegueira” de países contra a Covid-19
Segundo informações divulgadas hoje, 11, é possível que o estado ultrapasse 100 mil casos notificados. Até ontem, 1.076 casos eram suspeitos. Esses casos suspeitos são encaminhados como “quadro respiratório agudo, suspeito de estar infeccionado por SARS-COV-2”.
Critérios
A secretaria divulgou uma nota em que esclarece quais são os critérios que fazem com que um teste deva ou não ser feito. A quantidade, segundo a entidade, pode variar, dependendo do número de amostras vindas de laboratórios.
Além disso, pessoas que não pertencem a grupos de risco ou tenham sintomas leves ou nenhum não serão testadas.
Segundo a SES, devem ser testadas pessoas que apresentem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), profissionais da área da saúde que tenham sintomas, mortes que possam ser relacionadas com a Covid-19 e em casos em que a SRAG aconteçam em ambientes com pouca ventilação — que é o caso de casas de repouso, asilos , unidades penitenciárias e hospitais.