Paróquias e igrejas católicas reformularam as formas de celebrar missas. Padres passaram a organizar drive-in por todo o país para manter as reuniões com o minímo de distanciamento necessário, haja visto que o Brasil enfrenta o auge da doença.
Com as missas suspensas em todo os país por conta da pandemia, os membros da igreja católica adotaram uma medida não convencional nos meios religosos. Drive-in geralmente é associado a locais de encontros realizados dentro do carro.
Leia também: EUA: bar inova com “mesa anti-aglomeração” para garantir segurança de clientes
O Padre Ivanaldo Mendonça da paróquia de São José, em Olímpia, no interior de São Paulo, estreiou no estado o novo método de celebrar missas. Ivanaldo reuniu cerca de 100 carros , com aproximadamente 400 pessoas, em uma área aberta em frente à capela Nossa Senhora Aparecida, na zona rural da cidade, para celebrar a missa de dia das mães.
A ideia surgiu após o padre se inspirar em movimentos parecidos organizados em outros países. Os fiéis são obrigados a usar máscaras e permanecer dentro dos carros, apenas estendendo a mão devidamente higienizada para fora do carro para receber a hóstia.
Mais igrejas adotam o modelo, a paróquia de São José, em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai, reuniu mais de 200 carros em duas missas drive-in.