Nesse tempo de isolamento social muitas pessoas já estão organizando uma nova viagem de cruzeiro. Mas qual tipo fazer: os temáticos , os mais tradicionais ou os cruzeiros de luxo? O especialista em cruzeiros e editor-gerente da revista Cruise Critic , Adam Coulter, desmistifica as viagens de luxo e mostra o que há de bom mesmo nesses pacotes.
Em entrevista ao site britânico Express.uk , Adam explica que os cruzeiros de luxo não se destacam pela comodidade a bordo, mas por seus roteiros.
“Os cruzeiros de luxo geralmente são navios menores, com uma proporção mais favorável de hóspedes e tripulantes, o que significa que os níveis de serviço geralmente são muito mais pessoais e intuitivos do que os encontrados em um cruzeiro convencional. Devido ao seu tamanho, eles também podem visitar destinos fora do comum – lugares que os navios maiores simplesmente não conseguem alcançar”, explica.
Isso reflete, é claro, na proporção de atividades a bordo. De acordo com o especialista, um hóspede que optar pela viagem de luxo não terá a disposição um complexo aquático, shows de alta produção, muitos restaurantes e mais entretenimento.
Porém, esses mesmos hóspedes têm a oportunidade de conhecer São Petersburgo pelas águas, descobrir os fiordes chilenos ou até fazer uma expedição ao Alasca. “Seus itinerários tendem a ser um pouco mais exóticos do que cruzeiros em mega-navios , o que também torna as viagens mais focadas no destino”, contextualiza Adam.
Quanto ao dinheiro, não existe muita diferença. O preço dos cruzeiros de luxo costuma ser maior em comparação aos tradicionais, porém a tarifa já inclui opções que em outras rotas são extras como bebida alcoólica, excursão em terra, gratificações e, de vez em quando, até os custos com aéreo e hospedagem antes e depois da viagem.
Sendo assim, a dica do especialista é que, antes de escolher o modelo do seu cruzeiro, você tenha em mente como ter que essa experiência seja. “Se você não está procurando uma atmosfera movimentada a bordo e está mais focado em um ambiente íntimo que se concentra mais nos destinos que está visitando, um navio de luxo mais sereno pode ser exatamente o que você está procurando”.
Leia também: Qual a maior preocupação do turista de cruzeiro no pós-pandemia?
“Mas se você está procurando que o navio seja um destino por si só – com muitos restaurantes, bares, entretenimento e clubes infantis, uma linha convencional pode ser mais adequada para atender a essas necessidades”, finaliza Adam.