Nacional

Garça prorroga quarentena no comércio e autoriza atividades religiosas

Garça prorroga quarentena no comércio e autoriza atividades religiosas

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, publicou dois novos decretos de regulamentação das atividades comerciais e de público na cidade com prorrogação da quarentena e flexibilização gradual em atividades religiosas.

A medida mantém o fechamento do comércio em geral até o dia 15 de junho com as regras que já estavam em vigor na cidade.

“Fica determinada a suspensão, até o dia 15 de junho de 2020, do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais em funcionamento no município de Garça, Distrito de Jafa e zona rural.”

Já as atividades religiosas no Município de Garça poderão se retomadas de forma gradual com alguns critérios de controle, apenas para missas, cultos ou eventos do gênero. Outras celebrações de aglomeração, como festas, cursos, eventos sociais seguem proibidos.

Deve ser feita a higienização de todo o espaço, antes e após a realização de cada celebração religiosa; uso de até 40% da capacidade máxima dos espaços coletivos, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e oferta permanente de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel 70%. Todos devem usar máscaras.

”Na hipótese de formação de fila deve ser respeitado o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas”, diz o decreto.

É proibida a visitação de pessoas que sejam de outros municípios. As celebrações poderão ser realizadas até duas vezes ao dia, com limite máximo de quatro por semana e até 1h30 de atividades.

“Recomenda-se diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados; antes, durante e depois da celebração religiosa, devem ser evitados apertos de mãos, abraços e outras formas de contato físico. Evitar, sempre que possível, a presença de fiéis que se enquadram no grupo de risco do COVID-19”, diz o decreto.