O Ministério da Cidadania e os Correios firmaram, na última sexta-feira (5), uma parceria em que torna possível a solicitação do auxílio emergencial em qualquer uma das seis mil agências dos Correios. O recurso, que visa atender a população que não tem acesso aos meios digitais, começou a valer nesta segunda-feira (8).
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“A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos”, afirma a nota dos Correios divulgada à imprensa.
De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni : “Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento. Então, esse convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras. As agências dos Correios, já a partir desta segunda-feira, estão preparadas para receber as pessoas”.
Os habitantes que não tiverem acesso aos meios digitais poderão realizar o cadastro gratuitamente nos Correios . “É um serviço para buscarmos os mais vulneráveis, que vão fazer o cadastramento assistido por um funcionário dos Correios. Ele vai cuidar de todos os detalhes para cumprirmos o nosso compromisso, que o presidente Bolsonaro nos determinou, de que nenhum brasileiro vai ficar para trás”, afirmou Lorenzoni .
O presidente dos Correios , general Floriano Peixoto Vieira Neto , disse: “Para os Correios, essa é uma missão que vai além de colocar à disposição do cidadão a nossa rede de agências. É com orgulho e comprometimento que os nossos empregados se dispõem a atender e aproximar os brasileiros nesse momento de dificuldade que atravessamos”.
Documentos necessários
Para realizar o cadastramento, a pessoa deverá levar os seguintes documentos:
- identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário;
- Cadastro de Pessoa Física ( CPF ) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular;
- dados bancários ou documento de identificação ( RG , CNH , passaporte , CTPS , RNE ou CIE ) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.
“Para os que não são bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o cadastro seja aprovado. Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento”, afirma o comunicado.
A nota também afirma: “Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF “.
“Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício e que acompanhamento da liberação também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania , Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121″, completa.
Para obter informações sobre quais agências estão abertas, a pessoa deve entrar no site dos Correios e clicar em “sistema Busca Agência”. O horário de funcionamento nos postos, geralmente, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Calendário para solicitação
Para evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para a solicitação do cadastro do Auxílio Emergencial nas agências, conforme o mês de nascimento do cidadão:
- Segunda-feira : nascidos em janeiro e fevereiro;
- Terça-feira : nascidos em março e abril;
- Quarta-feira : nascidos em maio e junho;
- Quinta-feira : nascidos em julho, agosto e setembro;
- Sexta-feira : nascidos em outubro, novembro e dezembro.