Educação

Corte de supérfluos e prioridade ao aluno: Itatinga melhora educação e reduz custos

Corte de supérfluos e prioridade ao aluno: Itatinga melhora educação e reduz custos

Um dos grandes desafios da educação básica pública brasileira é conseguir melhores resultados com recursos cada vez mais escassos. Eliminar os supérfluos e priorizar a aprendizagem dos alunos por meio de processos sistemáticos de gestão tem sido a receita utilizada pela Diretoria de Educação de Itatinga-SP para melhorar o IDEB do município (enquanto não se aprimora o SAEB, esta é uma das únicas ferramentas que permitem uma comparação de dados de aprendizagem entre escolas e municípios no país).

Com a divulgação dos resultados preliminares do SAEB de 2019 pelo INEP, a Diretoria de Educação de Itatinga publicou um gráfico demonstrativo do investimento em sistema apostilado em contraposição ao resultado do IDEB dos anos iniciais do ensino fundamental nos últimos cinco biênios.

O resultado foi que quanto menos se gastou com sistema de ensino privado, mais se avançou no IDEB. Concluiu-se que o investimento na gestão de aprendizagem dos alunos, a atenção especial à formação continuada dos profissionais, a melhoria dos espaços escolares – a começar pelas creches – é o óbvio que dá resultados; o Estado brasileiro precisa investir mais nos seus funcionários e no patrimônio público, do que nas empresas.

João Rafael Moraes de Oliveira é Dirigente Municipal de Educação de Itatinga-SP desde 2015. 
Email: [email protected]
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