Marília

Saúde de Marília vai fazer Dia D de vacinação contra gripe neste sábado

Saúde de Marília vai fazer Dia D de vacinação contra gripe neste sábado

A rede municipal de saúde em Marília promove no pr´poxima sábado um dia D para vacinação contra gripe entre 8h às 17h para buscar as metas de imunização e cobertura na cidade. Em alguns casos a cobertura ficou abaixo de 30%

Os alvos serão crianças de seis meses a menores de seis anos; Gestante; Puérperas; Adultos de 55 a 59 anos de idade; Idosos; Trabalhadores da Saúde; Professores; Forças de Segurança e Salvamento; Doenças Crônicas Cardíacas, Respiratórias, Renail Hepáticas, Neurológicas, Diabetes, Obesidade, Trissomias, Transplantados e Imunossupressão; Caminhoneiros (carta C, D e E); Trabalhadores do Transporte Coletivo; Pessoas com Deficiência.

Até agora a cobertura vacinal em Marília atingiu 43,28% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 33,73% das gestantes; 29,16% das puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); 100% dos trabalhadores da Saúde; 100% dos idosos; 34,41% de adultos entre 55 e 59 anos, 67,29% do grupo de comorbidades (pessoas com doenças pré-existentes) e 61,21% dos professores de escolas públicas e privadas.

Também receberam as vacinas 1.982 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e 916 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento, totalizando 76.007 doses aplicadas da vacina contra Influenza no município.

Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, disse que a vacinação vai prosseguir até o dia 30 de junho e, que embora esta etapa seja para professores das redes pública e privada e pessoas entre 55 e 59 anos, todas as pessoas do público alvo da campanha que ainda não se vacinaram podem ser imunizadas também.

“Para isso basta ir até um posto de vacinação com os documentos necessários para cada etapa, documento de identidade, carteira de vacinação (para o caso das crianças de seis meses a seis anos), documento que comprove a profissão e para as pessoas que têm comorbidades um documento que comprove esta situação”, disse a enfermeira.

O prefeito Daniel Alonso voltou a reforçar o pedido para que, em virtude da pandemia, todas as pessoas público alvo da vacinação contra a Influenza procurem se vacinar. “A vacina não previne contra a Covid-19, mas desafoga o sistema de saúde, pois protege contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B, que também são doenças potencialmente graves”.

As unidades de saúde, por região da cidade, para as pessoas se vacinarem são as seguintes:

Zona Sul – USF Toffoli , USF Vila Hípica, USF Marajó, USF Santa Paula, UBS Planalto e USF Três lagos.

Zona Norte – USF Jânio Quadros, USF Aniz Badra, USF Figueirinha, USF Primeiro de Maio, UBS Santa Antonieta, USF Julieta, USF Santa Antonieta III, USF Jd. Renata, USF Vida Nova Maracá, USF Padre Nóbrega e USF Parque das Nações.

Zona Leste – USF Altaneira, USF Aeroporto, USF Novo Horizonte, UBS São Judas, USF Vila Nova, USF Vila Barros e USF Palmital.

Zona Oeste – UBS Alto Cafezal, USF Jd. Cavallari, USF Jd. Marília, USF Flamingo, UBS Bandeirantes, USF América IV, UBS Chico Mendes e USF Jd. Teruel.