Secretaria Municipal de Saúde cancelou o Dia “D” de vacinação contra a gripe, que aconteceria neste sábado, dia 20 de junho. A decisão do cancelamento aconteceu após reunião da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Saúde após evolução dos casos de coronavírus na cidade.
.
Segundo a enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, Técnica Gerencial da Estratégia Saúde da Família a decisão foi embasada nos Informes Epidemiológicos nº 103 e nº 104 sobre os casos de Covid-19 e óbitos confirmado pela doença.
Mas mesmo sem o Dia D a Saúde espera atrair mais moradores para vacinação regular nas unidades.A vacinação continuará acontecendo normalmente até o próximo dia 30, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 17h.
O secretario municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, somente o grupo dos idosos e dos profissionais de saúde alcançaram a meta de vacinação “Precisamos melhorar o índice de pessoas vacinadas nos outros grupos prioritários. E por isso a equipe técnica da secretaria está se reunindo para elaborar outras estratégias para melhorar os indicadores”.
Os outros grupos prioritários têm os seguintes índices de vacinação: Crianças de seis meses a menores de seis anos (57,32%), Gestantes (40,22%), Puérperas (30,69%) e Adultos de 55 a 59 anos (45,42%), Grupos com comorbidades (68,27%), professores de escolas públicas e privadas (61,73%).
Também receberam as vacinas 1.990 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, além de 925 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento. No total foram aplicadas até o dia 17 de junho 87.577 doses da vacina.
ONDE VACINAR?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta .
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.