Marília

Fumes exonera comissionados; inclui cargos com pedido de extinção no TJ

Fumes exonera comissionados; inclui cargos com pedido de extinção no TJ

A Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior), instituição de apoio à gestão do Complexo Famema, divulgou no diário oficial do município nesta sexta-feira a exoneração de seis ocupantes de cargos em comissão ou funções de confiança por nomeação da diretoria.

A lista inclui cargos como Diretoria de Graduação e envolve duas das quatro funções que são alvo de um pedido de extinção dos cargos em ação judicial movida pela Procuradoria Geral de Justiça no Tribunal de Justiça em São Paulo.

Foram exonerados Vanessa Baliego de Andrade Barbosa, assessora da Univesp, Márcia Ângela Gradim e Ederson Aparecido Rodrigues, assessores da Diretoria Geral, funções que a procuradoria considera inconstitucionais. A ação envolve mais dois cargos que já estão vagos.

Além delas, as portarias envolvem as exonerações do diretor de Graduação, José Raphael de Moura Campos – um cargo que está em análise para que as nomeações não sejam mais feitas como comissionados -, edois ocupantes de funções gratificadas, condição de funcionários nomeados para função de gestão:  os coordenadores de núcleos de atenção Antonio Aparecido Tonhon e Celeste Maria Bueno Mesquita, que segundo a Fundação pediram afastamento das funções.

A Fumes diz ainda que as exonerações foram decisões da diretoria geral e envolvem situações de comissionados que prestavam serviços finalizados. Sobre os casos questionados na Justiça, a Fumes explica que a ação foi apresentada contra a prefeitura, para promover mudança em legislação, e não contra a Fundação ou a Famema, que nem foram citadas ou envolvidas na discussão.